Experiências como o jejum, abstenção de água, exposição a temperaturas extremas tanto para o frio como para o calor, altitude e profundidade, são apenas alguns dos limites mais conhecidos que desafiam diversos seres humanos constantemente.
As melhores estratégias mentais para superar os limites físicos impostos pela dor
A dor máxima para uns pode ser apenas “9”, mas para outros pode ser “8”. O mesmo quadro, em doentes diferentes, pode reproduzir dores diferentes. Ou ainda, o mesmo quadro, em momentos diferentes do mesmo doente, pode ocasionar uma dor analogicamente diferente.
O Que acontece: sobre a terra o corpo humano está submetido a uma pressão de 1 atm (atmosfera). A cada 10 metros que um mergulhador afunda há um aumento de 1 atm de pressão.
O corpo humano aguenta qualquer velocidade constante —seja 20 quilômetros por hora ou 20 bilhões de quilômetros por hora— mas nós só conseguimos mudar a velocidade da trajetória de modo relativamente lento.
127ºC
(Decompression Illness; Caisson Disease; The Bends) A doença da descompressão é um distúrbio no qual o nitrogênio dissolvido no sangue e nos tecidos devido a uma pressão elevada forma bolhas quando a pressão diminui. Os sintomas podem incluir fadiga e dor nos músculos e articulações.
A doença da descompressão ocorre quando rápida redução da pressão (p. ex., durante a subida de um mergulho, saída de uma cápsula ou câmara hiperbárica ou subida para altitude) causa gás previamente dissolvido em sangue ou tecidos para formar bolhas nos vasos sanguíneos.
A profundidade máxima no mergulho recreacional O limite máximo para o mergulho recreacional dentro da PADI é de 40 metros.
Todo submarino, até mesmo os militares, apresentam vazamentos dependendo da profundidade, e necessitam bombear essa água para fora novamente. O submarino do Manual irá descer até 10m de profundidade mas, por segurança, está sendo projetado para aguentar uma diferença de mais de 3 atmosferas.
Pode ser praticado em piscinas, rios, lagos ou no mar. Atualmente o recorde mundial de apneia estática pertence ao Suiço Peter Colat, que em 17 de Setembro de 2011 se tornou o ser humano com o maior tempo de apneia, com 21 minutos e 33 segundos sem respirar.
1 recorde mundial para o Guinness Book de apneia estática com inalação prévia de oxigênio, no tempo de 18 minutos 32.
Uma pessoa comum consegue ficar entre dois e três minutos sem ar. Depois disso, a falta de oxigenação no cérebro causa um desmaio – um mecanismo de proteção do corpo que faz o indivíduo voltar a respirar espontaneamente.
1.
Apneia dinâmica Nessa modalidade, os atletas devem percorrer a maior distância possível estando submersos. Ela ainda se divide em competições com ou sem o uso de nadadeiras.
Caracteriza-se por episódios recorrentes de cessação do fluxo aéreo decorrente do colapso inspiratório das vias aéreas durante o sono, seguida de queda da saturação arterial de oxigênio.
Técnicas de mergulho em apneia
As dicas são a maior recordista de mergulho em apneia do mundo, a brasileira Karol Meyer....
Passos
Claro que ser um exímio nadador nunca será uma desvantagem na vida de ninguém, mas para aprender a mergulhar você não precisa saber nadar e sim apenas conseguir se deslocar na água por pelo menos 200 metros sem colocar os pés no chão.