e) Versões simplificadas das escolas isoladas, com menos alunos e mais espaço de experimentação. Os grupos escolares foram, de tal modo, uma das primeiras construções escolares que existiram no Brasil. Tratavam-se de grupos de ensino isolados e e de modo mais agrupado.
QUESTÃO 2 O que eram os grupos escolares? a ) Versões simplificadas das escolas isoladas, com menos alunos e mais espaço de experimentação. b ) Organizações escolares mais complexas e organizadas que as escolas isoladas, criados com o propósito de criar sistemas pedagógicos mais organizados.
História. Os primeiros grupos escolares, compreendendo várias salas, foram criados no estado de São Paulo, em 1893, visando reunir escolas isoladas de uma região comum, que tinham, em geral, tamanho diminuto. ... A instituição dos grupos escolares deu-se enquanto estratégia políticas da recém-proclamada república.
A comunidade escolar é formada por professores e profissionais que atuam na escola, por alunos matriculados que frequentam as aulas regularmente e por pais e/ou responsáveis dos alunos.
Os profissionais da educação são aqueles que estão envolvidos com a educação de algum modo, são professores, diretores, gestores, zeladores, até os porteiros e merendeiras.
Os técnicos educacionais seriam gestor, pedagoga, as pessoas do administrativo e serviços gerais, por eles fazerem parte da comunidade escolar e vivenciarem movimento cotidiano da escola.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Coordenar as atividades de ensino, planejamento, orientação, supervionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Executar, avaliar e coordenar a (re)construção do projeto pedagógico, atuando em parceria com a equipe escolar; viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas.
A seguir, compartilho algumas ações que podem fortalecer a relação entre escola e comunidade:
Ligação entre família e escola
13 dicas para aproximar os pais da escola
Algumas estratégias para a Mobilização da comunidade escolar: elaboração de um livreto ou jornal (com imagens, dialogado) sobre o PPP, sua importância para a escola e a necessidade da participação de todos (pode-se, por exemplo, mobilizar estudantes para a elaboração do mesmo);
O profissional tem por responsabilidade organizar, sistematizar, registrar e documentar todos os fenômenos que processam no domínio da unidade escolar, tornando transitável seu funcionamento administrativo e afiançando sua legalidade e a validade de seus atos.
A função da servente escolar e de executar os trabalhos de limpeza em geral nas instituições de ensino , para manutenção das condições de higiene e conservação do ambiente, coletando o lixo, organizando as salas de aula, corredores ,pátios ,secretaria, sala de coordenação, sala de professores e outros, permitindo um ...
O que o Higienizador faz? Realiza a conservação e limpeza de ambientes por meio de coleta de lixo, varrições, lavagens e aparo de gramas. Quer saber mais? Confira tudo sobre o cargo de Higienizador - O que faz, salário e carreira.
O auxiliar de limpeza é o profissional voltado para a higienização e a conservação de ambientes comerciais e organizacionais. Ele realiza a varrição do chão e de carpetes, lavagem de vidraças, remoção de lixo, limpeza de banheiros, salas, quintal e áreas de convivência.
tendo em vista os altos níveis de bactérias e vírus que estão hodiernamente circulando no ambiente,se vê necessário que os os estudantes e funcionários tenham consciência da higiene escolar,pois,a ausência da mesma pode ocasionar em transmição dos vírus,e também de bactérias.