Olá! Os cinco reinos são: monera, representando os seres vivos unicelulares e procariontes como as bactérias e as arqueabacterias. O reino protista, representando os seres vivos que não são nem animais e nem plantas, aqui pode-se citar as algas verdes e vermelhas.
Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.
Os cinco reinos dos seres vivos propostos por Whittaker são: Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animalia. Classificar os seres vivos não é uma tarefa fácil, e até hoje esse desafio não foi solucionado completamente.
Reino Monera
Moneras são todos os seres vivos unicelulares e procariontes, isto é, sem núcleo organizado, individualizado por membrana. Seu material genético encontra-se disperso no hialoplasma. As bactérias, seres microscópios de composição muito simples, fazem parte do reino Monera.
Fazem parte do reino monera, as bactérias, cianobactérias, e arqueobactérias.
O Reino Monera é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos procariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos. O grupo do monera compreende as bactérias e as cianobactérias (algas azuis ou cianofíceas).
Em 1866, Ernest Haeckel propôs o sistema de três reinos que adicionou o grupo Protista como um novo reino que continha os organismos microscópicos. Uma das oito divisões do novo reino Protista foi chamada de Moneres (Monera), e incluía todas as bactérias então conhecidas.
O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado).
São as bactérias e as cianobactérias.
Os representantes dos protistas costumam ser divididos em dois grupos principais: protozoários e algas. Os protozoários são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica.
Os principais representantes do reino Fungi são os cogumelos, os bolores, as orelhas-de-pau e as leveduras (ou fermentos).
Resposta. São células, na imagem elas se apresentam se multiplicando.
O reino monera é formado exclusivamente por bactérias, dotadas das células mais simples que existem. São geralmente unicelulares e tem célula procarióticas, ou seja, sem envoltório nuclear.
As bactérias e cianofíceas - ou cianobactérias, como são chamadas na nomenclatura moderna -, são os habitantes desse reino.
As bactérias são organismos microscópicos que apresentam apenas uma célula e não possuem núcleo delimitado por membrana (seres procarióticos). São organismos extremamente bem-sucedidos, sendo encontrados nos mais variados ambientes.
Morfologia. De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.
as bactérias vivem em todos os lugares no ar, na água, no solo, dentro de outros seres vivos, e até em locais de altas pressões e condições completamente inóspitas á maioria dos seres vivos.
As bactérias figuram entre as primeiras formas de vida a aparecer na Terra e estão presentes na maioria dos seus habitats. As bactérias habitam o solo, a água, as fontes termais ácidas, os resíduos radioativos e a profunda biosfera da crosta terrestre.
Todo lugar existe bactéria, a não ser que seja acessórios hospitalares que passaram por um processo de desinfecção, por exemplo os que são usados nas cirurgias, mas as bactérias vivem no ar, na água, no solo,que é a bactéria que causa o tétano por exemplo, no nosso corpo, fazendo parte da flora intestinal, vaginal e ...
As bactérias são os seres mais antigos da Terra e estão presentes em quase todos os lugares – ar, água, solo, ar, poeira e até em vulcões; e por isso são consideradas os seres vivos mais abundantes do planeta.