Quando representa obrigações a conta é de natureza credora. As contas do Ativo são contas de natureza DEVEDORA . As contas de Receita são contas de natureza CREDORA. E por ultimo as Contas de Despesas e Custo são contas de natureza DEVEDORA.
As contas contábeis podem possuir natureza devedora ou credora. As contas de Ativo e Despesas possuem natureza devedora; representam a aplicação dos recursos. as contas de passivo, patrimônio líquido e receitas possuem natureza credora; evidenciam a origem dos recursos.
Segundo a escola italiana de contabilidade e a escola alemã de contabilidade, o débito representa algo que se tem ou se adquire, enquanto que o crédito é a fonte do débito. Se uma conta possuir mais débitos que créditos, terá saldo devedor, e se possuir mais créditos que débitos, terá saldo credor. ...
São contas patrimoniais com natureza credora: A- ICMS a recolher, duplicatas a pagar, prejuízos acumulados,FGTS a recolher. B- duplicatas descontados reservas de lucro, capital a integralizar, contas a receber. ... E- salários a pagar, credores por financiamento, reservas de lucro, amortização.
As patrimoniais são as que representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa. Por exemplo, conta caixa, conta bancos movimento, conta capital social, conta estoques de produtos acabados, conta reserva de ágio na emissão de ações. As contas de resultado são as receitas e despesas.
PASSIVO: AQUI FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS DEVERES E OBRIGAÇÕES DA EMPRESA, COMO POR EXEMPLO, FORNECEDORES, EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS, OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS ETC. NATUREZA (CREDORA) ATIVO: FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS BENS, CRÉDITOS E DIREITOS QUE COMPÕE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA.
Quando analisamos o Balanço Patrimonial temos que as contas de Passivo Exigível e Patrimônio Líquido representam as origens dos recursos. As contas do Ativo, por sua vez, representam, por sua natureza, aplicações de recursos.
As origens de recursos são representadas pelos aumentos no Capital Circulante Líquido, e as mais comuns são: ... As aplicações de recursos são representadas pela redução do Capital Circulante Líquido entre o início e o término de determinado período.
APLICAÇÕES FINANCEIRAS - CONTABILIZAÇÃO. As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras Hipotecárias, etc.
As contas que integram o Ativo (bens e direitos) denotam por base aplicações de recursos, enquanto que as contas que aparecem no Passivo e no Patrimônio Líquido indicam por base origens de recursos. ... Sendo assim, sempre que houver entrada de um bem ou de uma direito haverá origens respectivas a entrada.