EQST

Quais So As Medidas Despenalizadoras?

Quais são as medidas despenalizadoras?

Resumo: As medidas despenalizadoras, composição cível, transação penal e suspensão condicional do processo, são, em regra, institutos novos no sistema jurídico pátrio, previsto na Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, nº. 9.

Quais são os institutos despenalizadores?

Os institutos despenalizadores são três, quais sejam a composição civil, a transação penal e a suspensão condicional do processo, que recaem primordialmente nos delitos de menor potencial ofensivo, isto é, contravenções penais e crimes que a lei comine pena máxima não superior a dois anos (art. 61 da Lei 9.

É possível a aplicação da Lei nº 9.099 1995 nas contravenções penais?

O artigo 41 da Lei Maria da Penha veda literalmente somente a aplicação da Lei 9.

Qual o conceito legal de infrações penais de menor potencial ofensivo?

Passarão a ser consideradas infrações de menor potencial ofensivo todos os crimes a que a lei comine pena não superior a 2 (dois) anos, todas as contravenções penais e os crimes, qualquer que seja a pena privativa de liberdade, que possuírem previsão alternativa de pena de multa.

Quais são os crimes do Juizado Especial Criminal?

Os Juizados Especiais Criminais são competentes para o processo e julgamento das infrações penais de menor potencial ofensivo, entendidas como os crimes e contravenções penais cujas penas máximas não sejam superiores a 2 (dois) anos de privação de liberdade.

O que faz o Juizado Especial Cível e Criminal?

Os Juizados Especiais, geralmente conhecidos pelas siglas JEC (Juizado Especial Cível), JECRIM (Juizado Especial Criminal) e JECCRIM Juizado Especial Cível e Criminal), são órgãos do Poder Judiciário brasileiro, destinados a promover a conciliação, o julgamento e a execução das causas consideradas de menor complexidade ...

O que faz o Juizado Especial Criminal?

Os juizados especiais são órgãos da justiça que servem para resolver as pequenas causas com rapidez, de forma simples, sem despesas e sempre buscando um acordo entre as pessoas.

Como funciona uma audiência de ameaça?

AUDIÊNCIA PREVISTA NO ARTIGO 16 , DA LEI 11.

Como funciona o processo de ameaça?

Intimidar alguém impondo-lhe temor de sofrer mal injusto e grave é crime de ameaça. Para a ocorrência do crime não precisa que o criminoso cumpra o que disse, basta que ele tenha intenção de causar medo e que a vítima se sinta atemorizada. ...

Quanto tempo depois da audiência sai a sentença?

Claro que, dependendo da complexidade da demanda, o juiz poderá conceder prazo para que as partes apresentem suas alegações finais em forma de memoriais, ou seja, escrita. Nesse caso, a sentença, obviamente, não poderá ser proferida após a audiência, devendo ser feita em um prazo de 10 dias.

Qual o tempo de duração máxima de uma audiência de instrução e julgamento?

Art. 364. Finda a instrução, o juiz dará a palavra ao advogado do autor e do réu, bem como ao membro do Ministério Público, se for o caso de sua intervenção, sucessivamente, pelo prazo de 20 (vinte) minutos para cada um, prorrogável por 10 (dez) minutos, a critério do juiz.

O que é feito na audiência de instrução e julgamento?

A audiência de instrução e julgamento é a sessão pública, que ocorre de portas abertas, presidida por órgão jurisdicional, com a presença e participação das partes, advogados, testemunhas e auxiliares da justiça. Tem por objetivo tentar conciliar as partes, produzir prova oral, debater e decidir a causa.

Quando o autor falta a audiência de instrução?

CONFISSÃO FICTA - AUSÊNCIA INJUSTIFICADA DO AUTOR À AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO. A ausência não justificada do autor à audiência em que deveria prestar depoimento pessoal, faz incidir a pena de confissão ficta, presumindo-se a veracidade dos fatos narrados pela parte contrária.

O que acontece se o réu não comparecer na audiência de instrução?

- O Julgador é o destinatário das provas, cabendo a ele determinar a produção daquelas consideradas indispensáveis à formação do seu livre convencimento e indeferir as que julgar desnecessárias ou protelatórias - O não comparecimento do Réu à Audiência de Instrução e Julgamento acarreta a sua confissão ficta (art.

O que ocorre se a parte não comparecer à audiência de instrução?

O não comparecimento da parte autora à audiência de instrução e julgamento designada não dá ensejo à extinção do processo, sem resolução de mérito, porquanto inexiste previsão de aplicação de tal penalidade nessa hipótese no Código de Processo Civil.

Como consequência jurídica para a ausência injustificada do advogado do autor a audiência de instrução e julgamento o juiz poderá dispensar a produção das provas por ele requeridas?

Como consequência jurídica para a ausência injustificada do advogado do autor à audiência de instrução e julgamento, o juiz poderá dispensar a produção das provas por ele requeridas. ... D O juiz pode inquirir as testemunhas tanto antes quanto depois da inquirição feita pelas partes.