As artérias uterinas são duas, uma à direita e outra à esquerda. Elas são os principais vasos sanguíneos que irrigam o útero. Possuem também diversas ramificações em todo o útero que desempenham um papel importante na manutenção sanguínea no ciclo menstrual com as alterações do endométrio e durante a gravidez.
Que tem grande intimidade ou proximidade (ex.: ligação umbilical).
Assim como o exame de ultrassom comum, o ultrassom com doppler é realizado através de um aparelho capaz de emitir ondas sonoras, que atingem o tecido e retornam como um eco, que é convertido em imagens. O doppler é o adicional capaz de identificar e visualizar o fluxo de sangue no local.
Para a realização do eco-Doppler é utilizado um aparelho, denominado ecógrafo que através de uma sonda permite obter imagens que nos permitem estudar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos. Existem duas formas principais de avaliação: Doppler cor ou colorido e o Doppler espectral.
O som dos batimentos são captados através de curvas de Doppler, onde se mede a velocidade do sangue nas várias válvulas e artérias. As imagens coloridas são a representação do sangue circulando: o vermelho é o sangue que se aproxima da sonda e o azul é o sangue que se afasta da sonda.
A Ultrassonografia Com Doppler Colorido de Tireoide é a modalidade de imagem mais sensível disponível para o exame da glândula tireoide e das anormalidades associadas. A ultrassonografia é um exame não invasivo, indolor e sem uso de radiação ionizante.
Ultrassom morfológico: feita entre a 28ª e a 32ª semana, avalia cada parte do corpo do bebê, e pode ser feito com Doppler, para analisar o fluxo sanguíneo e o cordão umbilical.
Primeiro trimestre Nessa primeira fase da gravidez, o ultrassom transvaginal ou endovaginal é o mais comum, sendo realizado entre a 7ª e 8ª semana de gestação.