Megômetro: Como funciona
Não abra a tampa da bateria durante o teste. Não use sem a parte traseira do gabinete. Quando usar as ponta de prova, mantenha os dedos o mais afastado possível das extremidades das pontas de prova. Quando realizar a medida de resistência de isolação, não toque no fio elétrico em teste.
A medição da resistência de isolamento é realizado por meio de um Megôhmetro. O teste funciona da seguinte forma: uma tensão CC de 500 ou 1000 V é aplicada entre os enrolamentos e a carcaça do motor. Durante a medição e logo a seguir, alguns dos terminais operam com tensões perigosas e não devem ser tocados .
Os ensaios em fios e cabos é uma das diversas opções que os atuais laboratórios de ensaios oferecem para seus clientes. São variados ensaios magnéticos e elétricos realizados para atender as mais variadas necessidades dos clientes, diretamente ligados aos motores, equipamentos e materiais elétricos.
O microhmímetro digital MPK-254 é um instrumento portátil, controlado por microprocessador, destinado a medir com alta precisão resistências muito baixas de contato de disjuntores e chaves, barras condutoras, bobinas de transformadores e motores, etc., com correntes de prova desde 1 mA até 5 A.
Os ensaios elétricos são testes que têm como principal finalidade determinar o comportamento tanto de materiais isolantes como de materiais condutores. Dessa maneira, sua utilização em diversos equipamentos pode ser otimizada, com a garantia de que os equipamentos elétricos terão seu funcionamento pleno e seguro.
COMO FAZER CORRETAMENTE O COMISSIONAMENTO DE PAINÉIS ELÉTRICOS. O comissionamento de painéis elétricos pode ser feito durante todas as fases de aplicação do projeto – antes da instalação dos componentes, após a instalação dos componentes ou como procedimento periódico de inspeção.
Os ensaios de transformadores realizados pelos fabricantes são mais abrangentes, e se dividem em duas frentes:
Modelo 1 – Ensaio de Tipo: é o mais simples dos modelos de certificação. Fornece uma comprovação de conformidade de um item de um produto, em um dado momento. É uma operação de ensaio, única no seu gênero, efetuada de uma só vez, limitando aí os seus efeitos.
Um programa de análises físico-químicas periódicas, minimiza de forma significativa os riscos de falhas inesperadas e ainda possibilita a programação de intervenções de forma preventiva, no tempo certo, aumentando a expectativa de vida útil do equipamento e reduzindo assim, gastos com manutenção corretiva inesperadas.
Ensaios de rotina em transformadores elétricos
Os objetivos do ensaio em curto-circuito do transformador trifásico são: • Determinar as perdas no cobre (nos condutores que compõem as bobinas). Determinar a impedância, resistência e reatância do enrolamento. Determinar a queda de tensão interna.
A regulação de tensão de um transformador é uma grandeza que mede a variação da tensão em seus terminais devido à passagem do regime a vazio para o regime em carga.
Proteção de Sobrecorrente (ASA 51): em transformadores de média e pequena potência, nos quais a importância econômica é menor, a proteção contra curto-circuito ou de retaguarda para faltas externas é feita através de relés de sobrecorrente primários ou secundários no lugar de relés diferenciais.
Controle e testes finais. Todos os testes são realizados no local, nos laboratórios de testes da HHIB, exceto resistência a curtos-circuitos. A capacidade de resistência a curtos-circuitos do transformador é comprovada por meio de cálculos.
Verifique a entrada do transformador. Retire o transformador do circuito de entrada. Teste a entrada usando o multímetro. Se a entrada atingir o valor esperado, o problema é no enrolamento primário. Se a entrada não atingir o valor esperado, o problema é no circuito de entrada.
O TTR é o instrumento utilizado para medir com precisão relação entre espiras de um transformador. ... O aparelho verifica a isolação elétrica de buchas, potheads, disjuntores, para raios, transformadores, óleo isolantes, cabos, etc. Teste de Rigidez Dielétrica.
Os testes são feitos com ajuda de equipamentos específicos, os medidores de transformadores trifásicos, que inclusive você pode conhecer melhor aqui em nosso site. Eles são capazes de detectar dados sobre o fluxo de energia para identificar quais são as tensões que estão em uso.
Alguns fabricantes costumam adotar um código de cores para os fios: o preto é usado para o final de enrolamento do primário enquanto que o vermelho e o marrom são usados para identificar a outra extremidade que pode ser de 110V ou 220V. Por outro lado, os terminais do secundário de baixa tensão usam fios da mesma cor.
As pontas de prova do instrumento serão aplicadas ao primário do chopper (ou no coletor do saída horizontal, se você quiser testar um fly back) no próprio circuito (desligado, é claro). Os leds do bargraph acenderão para cerca de 15% de cada valor do pulso inicial.