No homem, as gónadas são os testículos, enquanto que nas mulheres são representadas pelos ovários. Em ambos os sexos, estes órgãos desempenham uma dupla função: a produção de células reprodutoras e a secreção endócrina de hormonas sexuais.
Gônadas são os órgãos do sistema reprodutor responsáveis pela produção de gametas e pela produção de hormônios sexuais. As gônadas femininas são os ovários que produzem progesterona e estrogênio, e as masculinas são os testículos, que produzem testosterona e inibina.
testosterona
Significado de Gônada substantivo feminino Glândula sexual que produz os gametas e segrega os hormônios.
As gônadas são órgãos que produzem células sexuais sendo os ovários os representantes do sexo feminino e os testículos, do sexo masculino. Além da sua função reprodutiva, as gônadas são também glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais.
Os ovários são responsáveis por produzir importantes hormônios sexuais: o estrógeno e a progesterona. O estrógeno é o hormônio responsável pelo crescimento e desenvolvimento dos órgãos reprodutivos. É responsável também pela regeneração do endométrio depois de ocorrer a menstruação.
Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno (ou estrogênio) e a progesterona. O estrógeno é produzido pelos folículos do ovário, ou seja, pelos óvulos em formação. É responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e pelo controle do ciclo menstrual.
A tibolona é um medicamento que pertence ao grupo da terapia hormonal de substituição e é usado na menopausa para repor a quantidade de estrogênios e reduzir os seus sintomas, como fogachos ou sudorese excessiva e, também age na prevenção da osteoporose.
Em dois ensaios clínicos separados, o uso prolongado de tibolona (por um ano ou mais) aumentou o risco de câncer de mama em mulheres que já tinham sofrido de câncer de mama no passado e aumentou o risco de acidente vascular cerebral em mulheres cuja média de idade era 60 anos.
Os efeitos colaterais relatados incluíram sangramento vaginal, náusea e edema, todos temporários e de intensidade leve. Conclusão: a tibolona representa uma opção para o tratamento dos sintomas climatéricos em mulheres na pós-menopausa, sem alterações relevantes no perfil lipídico e lipoprotéico.
Quando tomar o medicamento? A queda na produção de cortisol provoca uma contração nos brônquios pulmonares, que atinge o seu pico às 4 h. Para o remédio fazer efeito às 4 h, os médicos recomendam que ele seja administrado pelo menos 8 horas antes, ou seja, às 20 h.
O Escitalopram, que é um inibidor seletivo de recaptaçao de serotonina, tem uma meia vida de em torno de 24 horas, o que facilita sua tomada única diária. Geralmente, orienta-se a tomada após o desjejum ou almoço, para evitar incidentes gastrointestinais.