As frutas mais ricas em pectina são maçã, laranja, tangerina, limão, groselha, amora e pêssego, enquanto os vegetais mais ricos são cenoura, tomate, batata, beterraba e ervilha.
A pectina é pó e extraída das frutas e uma dica muito importante é que ela deve ser misturada ao açúcar , adoçantes ou ao suco de limão para não formar grumos ao fazer a sua receita. Em geral, a quantidade recomendada á na proporção de cinco partes de açúcar /adoçante para uma parte de pectina em pó.
Conserve geleias e compotas Encha o vidro completamente e não deixe nenhuma bolha de ar no pote. Limpe a boca do pote com um pano úmido e feche-o com a tampa metálica. Aperte com força a tampa para manter o vácuo. Deixe o pote de cabeça para baixo até esfriar e guarde-o.
Retire a espuma que se formará na superfície e nas laterais da panela ao longo do tempo no fogo (uma escumadeira ajuda muito nesse trabalho, pois tira só a espuma, e não a geleia que você está fazendo com todo amor). Pelo que li, essa espuma, se mantida, deixará a geleia amarga.
O sal funciona como um “filtro”, suprimindo a amargura que por sua vez suprime outros gostos, como doçura e acidez.
Amreen sugere que o melhor é tirar o sorvete do congelador, servir a sua porção e colocá-lo de volta imediatamente. Ela também alertou que servir uma segunda porção de sorvete com a colher que já foi à boca é perigoso, e uma forma de “convidar as piores bactérias para a refeição”.