Exemplos de palavras com tritongos
Tritongo é o encontro vocálico que consiste na sequência semivogal + vogal + semivogal (SV + V + SV) na mesma sílaba. Exemplos: i-guais, Pa-ra-guai, quão.
Dá-se o nome de tritongo oral aquele no qual não possui nenhum fonema nasal. Exemplo: Uruguai /Uru "guai" Paraguai /Para "guai"
Um hiato é um encontro vocálico. Ocorre quando há o encontro de duas vogais numa palavra, sem que estejam na mesma sílaba, mas sim em sílabas diferentes....Hiato e a divisão silábica
Encontros vocálicos
O ditongo é um fenômeno fonético que consiste no encontro de uma vogal e uma semivogal ou de uma semivogal e uma vogal em uma mesma sílaba. Para iniciarmos a análise do encontro vocálico conhecido como DITONGO, é necessário relembrar os conceitos que envolvem as vogais e semivogais.
Um ditongo ocorre quando há o encontro de uma vogal e de uma semivogal na mesma sílaba, originando uma sequência de sons vocálicos (encontro vocálico). A vogal apresenta sempre um som mais forte e nítido, sendo o núcleo da sílaba.
Ditongos são encontro vocálico de duas vogais na mesma silaba.
Como ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba, e tritongo, o encontro de uma vogal com duas semivogais também na mesma sílaba, é evidente que eles não se separam silabicamente. Por exemplo: Exemplo.
HIATO: quando duas vogais estão juntas na mesma palavra, mas em sílabas diferentes. ... Acontece diferente com o ditongo, que pode ser formado por vogal + semivogal ou semivogal + vogal, e com o tritongo, que é formado por semivogal + vogal + semivogal.
Resposta. A palavra "não" possui um ditongo nasal, que é o "ão". No hiato, as vigais vizinhas ficam uma em cada sílaba, como a própria palavra "hi-a-to". O "i" e o "a" ficam em sílabas diferentes.
Os ditongos nasais são sempre pronunciados com timbre fechado. Exemplos de ditongos nasais: ão, ãe, õe, am, an, em, en, ãi, ui (apenas em muito).
Quanto a sua classificação, os ditongos podem ser Crescentes ou Decrescentes, de acordo com a sua localização, e em Orais ou Nasais, de acordo com a sua pronúncia.
Ditongos crescentes: ditongos em que a semivogal vem antes da vogal. Exemplos: água, qual, mágoa, glória, mandioca, pátria, sério.
Aprenda o que é o ditongo, fenômeno fonético de encontro de uma vogal e de uma semivogal na mesma sílaba. Os encontros vocálicos são caracterizados pela presença de vogais e semivogais.
Ditongo é quando uma palavra possui um encontro de duas vogais(uma vogal e uma semivogal).