Estabeleça os objetivos da feira A feira de ciências deve ir além de apresentações interessantes e temas diferentes. É importante determinar uma meta a ser alcançada, seja atrair mais pessoas do que a do último ano, seja testar os conhecimentos dos alunos ou integrar a comunidade à escola.
Para fazer um vulcão em casa você vai precisar de:
Fazer um vulcão de papel machê é um projeto divertido e interativo....Método 3 de 3: Ativando a erupção
Um vulcão entra em erupção devido às forças internas da Terra que mantêm o manto e, consequentemente, o material magmático em atividade. A Terra não é constituída por um único bloco rochoso, como era imaginado há muitos anos.
- Utilizando a argila, modele o vulcão sobre a placa de isopor. No topo do vulcão coloque a embalagem do filme fotográfico com a boca para cima, essa representará a cratera. - após a secagem da argila faça a decoração do vulcão e das áreas periféricas. Pinte-o de maneira que caracterize o que está sendo representado.
Misturando a massa da base do vulcão. Misture 3 xícaras de farinha, 1 xícara de sal, 1 xícara de água e 2 colheres de sopa de óleo. Coloque todos os ingredientes em uma vasilha grande e use um garfo ou uma colher para misturar. A massa vai ficar dura depois de alguns minutos.
Quando o reservatório do vulcão está muito cheio de magma, liberado pela abertura entre uma placa e outra, pode haver uma erupção. O magma, depois de expelido pela chaminé do vulcão, passa a ser chamado de lava. A formação e a erupção de um vulcão ocorrem graças ao choque das placas tectônicas (veja a ilustração).
É muito simples fazer um vulcão de espuma! Basta ter um copo, detergente da loiça, vinagre e um pequeno segredo (bicarbonato de sódio), o vulgar fermento. Em segundos, temos o nosso vulcão em erupção!
– três colheres de sopa de bicarbonato de sódio; – uma colher de sopa de detergente líquido; – uma colher de sopa de corante alimentício; – 25 mililitros de vinagre.
coloque algumas gotas de corante vermelho dentro do buraco do vulcão. Coloque água até metade do vidro....Para fazer seu vulcão de argila, você vai precisar:
Prepare-se para jogar todas as balas Mentos no vulcão.
As balas de Mentos provocam uma pequena revolução na garrafa: em contato com o refri, as balas aumentam a quantidade de gás e provocam o surgimento de bolhas grandes, que tendem a escapar na forma de um jato explosivo.
Muita gente fica curiosa para saber por que ao colocar bala Mentos dentro da garrafa de Coca-Cola Diet, o refrigerante é expulso sob a forma de um jato que pode atingir 2 m. O fenômeno ocorre devido à capacidade da bala formar novas bolhas de gás carbônico que faz parte da bebida.
Como a bala é mais pesada que o refrigerante, logo alcança o fundo e movimenta uma desarrumação do CO2 de baixo para cima, congestionando as camadas de cima e favorecendo o desequilíbrio rapidamente, causando a saída imediata deste gás e jogando o líquido para fora do recipiente.
Resposta: A reação química que ocorre em coca-cola e bicarbonato de sódio, e coca-cola e bala de menta é a quebra do equilíbrio entre gás e líquido no refrigerante. O bicabornato e a bala de menta vão direto para o fundo da garrafa por serem menos denso que o refrigerante.
Uma lata de bebida energética equivale a uma xícara de café expresso, 2,5 xícaras de chá verde ou 600 ml de Coca-Cola. Quando consumidos em excesso, os energéticos podem desencadear reações bem desagradáveis, como queimação no estômago, taquicardia, náuseas e até diarreia.
Para o refrigerante não perder o gás, ele precisa ser mantido em baixa pressão. Isso significa que a garrafa deve ficar fechada e a bebida, parada. Por isso, quando comprar refrigerante Coroa, independente do tamanho da sua sede ou da sua vontade de tomar refri, não vá correndo pra casa.
Geralmente o procedimento de recolhimento do gás refrigerante é feito com uma máquina denominada “estação recolhedora de gás”. O equipamento é conectado às válvulasdo compressor para captar o gás e devolvê-lo após a manutenção. Mas você pode ainda recolher o gás para a condensadora sem usar uma estação recolhedora.
As famosas bolhinhas que saem do refrigerante são de gás carbônico (CO2). O problema é que, dentro do líquido, o CO2 está dissolvido sob a forma de ácido carbônico (H2CO3), que é muito instável e escapa facilmente.
A saída é fácil: sempre guardar as garrafas de refrigerante já abertas na geladeira com um truque simples: guardar deitada ou até de ponta cabeça (com a tampa para baixo); com a tampa bem fechada, claro. Por que? O gás do refrigerante é o dióxido de carbono (CO2) ou gás carbônico.
Ao esquecer o refri ou a cerveja no freezer, ela congela e, ao ser aberta, está com um péssimo sabor. No popular, “ficou choca”. As bebidas gaseificadas passam por um processo chamado carbonatação. ... Daí a bebida começa a perder gás carbônico, o que é visível pelas bolhinhas e espuma que se formam no copo.
A maneira mais garantida de manter um pouco do sabor, gás e aroma é fazer com que ela descongele devagar. Deixar ela na geladeira ou então em um recipiente com água pode ajudar bastante.
Ei mãe, 500 pontos! 1) Congelar o Coca Cola (se você veio sem gás), lembre-se de deixar escorrer um pouco de líquido para para aumentar o volume quando se congela. 3) Deixá-lo ir descongelamento. Conforme o tempo passa, você verá que a coca é separada em duas substâncias.
As bebidas gaseificadas são muito populares. ... Se a bebida é esquecida por muito tempo, entretanto, ela congela. No pior cenário, isso pode fazer com que o refrigerante se dilate ou até mesmo que exploda por todo o freezer. No fim, a bebida fica extremamente sem gás, ao contrário do que deveria acontecer.