§6º As pessoas jurídicas não obrigadas a apresentar a ECD podem apresentá-la de forma facultativa. Importante: As regras de obrigatoriedade não levam em consideração se a sociedade empresária teve ou não movimento no período. Sem movimento não quer dizer sem fato contábil.
Configurações para geração do SPED ECD
para gerar o arquivo? Apresentamos as definições de cada opção para configurar os Outros Dados do SPED Contábil. 1 – Acesse o menu RELATÓRIOS, submenu INFORMATIVOS, opção SPED CONTÁBIL, no quadro PERÍODO preencha a competência do arquivo e clique no botão Outros Dados.
Gerenciar e validar um arquivo de texto SPED ECD
Solução
Confira! 1 - Crie o modelo da DMPL: crie uma planilha com todas as informações indicadas acima distribuídas da seguinte forma nas linhas e colunas: 2 - Adicione os saldos de abertura: transcreva nas respectivas linhas do documento os saldos de cada conta na data do balanço final do exercício anterior.
Como anexar o RTF No caso da nota Explicativa, devemos acessar o cadastros das notas, gerar o relatório e salvar em RTF. Acesse a aba Declarações Digitais, clique em SPED ECD E FCONT e em seguida em Geração ECD E FCONT.
Manual: ECD (Sped-Contábil). Os dados agregados consistem na consolidação mensal de informações de saldos contábeis e nas demonstrações contábeis. O sistema gera automaticamente os arquivos de dados agregados, assim que recebe a escrituração contábil digital.
1 – Acesse o menu RELATÓRIOS, submenu INFORMATIVOS, clique em SPED CONTÁBIL; 1.
6 – Importe o arquivo, de acordo com o Leiaute da ECD, para o programa da ECD....
A página é composta pelos campos: Número da Ordem do Instr. de Escrituração: Número de ordem do instrumento de escrituração. Natureza do Livro: Natureza do livro, finalidade a que se destinou o instrumento.
É importante esclarecer que na ECD não existe retificação e sim substituição, uma vez que os livros contábeis depois de autenticados só podem ser substituídos em casos onde o erro cometido torne a escrituração imprestável, conforme rege o artigo 16 da Instrução Normativa DREI nº 11/2020 para autenticação na Junta ...
De acordo com a publicação da IN nº 1.
SUBSTITUIR MAIS DE UMA VEZ ECD DENTRO DO PRAZO DE ENTREGA ( Valor menor). A situação do arquivo da escrituração é “O livro esta na base do Sped e considera-se autenticada.” Você poderá substituir quantas vezes quiser. Basta justificar o motivo da substituição no Termo (J801).
0,5%
Como corrigir o número do livro que foi enviado no SPED Em seguida no sistema Contábil coloque para gerar um novo arquivo ECD; Na tela inicial do módulo selecione a empresa, o período e no campo Livro Diário informe o número correto do livro desejado; Conclua a geração do arquivo e importe para o PVA.
Resposta: NUM_ORD: número de ordem do instrumento de escrituração. É o número do livro. A numeração dos livros é seqüencial, por tipo de livro, independente de sua forma (em papel, fichas, microfichas ou digital). Assim, se o livro anterior, em papel, é o 50, o próximo (digital ou não) é o 51.
4. Gere o requerimento de substituição (a opção está no topo do formulário) - o hash do livro a ser substituído é, também, o número do recibo de entrega. A informação deve ser preenchida utilizando somente os algarismos e as letras maiúsculas de A até F (Não há a letra “O” no hash; sempre é o numeral 0).
No Recibo de Entrega do SPED FISCAL existe o campo "Hash do Arquivo" logo abaixo do "Período".
A ECD e ECF entregue à RFB, após o prazo de retificação, não há previsão para cancelamento na legislação. Neste caso para mais informações, solicitamos que verifique diretamente com a RFB. A substituição da ECD prevista só pode ser feita até o fim do prazo de entrega relativo ao ano-calendário subsequente.
No caso de lançamentos extemporâneos em ECD que alterem a base de cálculo do IRPJ ou da CSLL da ECF de ano-calendário anterior, a pessoa jurídica deverá efetuar o ajuste por meio de ECF retificadora relativa ao respectivo ano-calendário, mediante adições ou exclusões ao lucro líquido, ainda que a ECD recuperada na ECF ...