São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”. Os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa foram: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho. Trovador lendo, provavelmente um poema, para o rei.
Fazem parte do primeiro movimento literário da língua portuguesa. As cantigas trovadorescas eram textos literários recitados na companhia de instrumentos musicais. Os instrumentos mais comuns eram viola, lira, harpa, flauta, alaúde e pandeiro. As cantigas trovadorescas estão reunidas em livros chamados de cancioneiros.
7 instrumentos musicais medievais incríveis que você deveria conhecer!
A arte da escultura teve um grande desenvolvimento durante a idade média. ... Inicialmente essas esculturas apresentavam um aspecto estilizado, onde apenas os rostos das figuras parecem humanos e naturais. Os túmulos esculpidos tornaram-se numerosos nessa época.
Na Idade Média (século X ao XV), a música esteve ligada, principalmente, à religião (cristianismo) e a Igreja Católica. ... Geralmente, essas músicas eram tocadas em igrejas (durante as missas) e nos mosteiros (cantadas pelos monges), como no caso do canto gregoriano.
Por volta do século VI, Gregório Magno selecionou, compilou e sistematizou os cânticos eclesiásticos e diferentes liturgias ocidentais espalhados pela Europa com o objetivo de unifica-los para serem utilizados nas celebrações religiosas da Igreja Católica. É de seu nome que deriva o termo gregoriano.
O canto gregoriano ou canto sacro surgiu na época medieval. Nele, a música é apenas cantada, sem acompanhamento instrumental. Esse tipo de música recebeu o nome de São Gregório, papa que comandou a Igreja entre 590 e 604.
Cantochão
Papa Gregório I
O canto gregoriano é um cantolitúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana, que surgiu na Europa durante a Idade Média. ... Um dos principaisobjetivos do canto gregoriano foi transmitir o evangelho, valores cristãos e crenças, através do canto.
Cantado em latim, o canto gregoriano exige uma técnica bastante apurada e um estilo peculiar em sua entoação. Seu objetivo é conduzir à meditação e à humildade, almejando unir o homem ao plano espiritual. Por ser uma música de prestígio social, tinha um lugar todo especial, de honra e privilegiado.
O cantochão representa o primeiro renascimento da notação musical após o conhecimento do antigo sistema grego ser perdido. A notação gregoriana difere do sistema moderno em ter apenas quatro linhas para a pauta e um sistema de formas de notas chamado neumas.
As características foram herdadas dos salmos judaicos, cantados nas antigas Sinagogas, em conjunto com costumes locais, como das Igrejas Orientais, assim como dos chamados modos gregos. Somente este tipo de prática musical podia ser utilizada na liturgia ou outros ofícios católicos.
O sistema moderno teve suas origens nas neumas (do latim: sinal ou curvado), símbolos que representavam as notas musicais em peças vocais do canto gregoriano, por volta do século VIII.
- O canto gregoriano é cantado em latim. - Cantado geralmente em igrejas e catedrais. Utiliza a acústica do ambiente para ressaltar as vozes e criar um efeito sonoro especial. - Geralmente sua estrutura acompanha a liturgia da missa católica (introito, aleluia, ofertas e comunhão).
Resposta: A música era entendida no Canto Gregoriano como uma forma de demonstrar o amor a Deus, uma expressão da fé dos católicos através desse tipo de arte.
Todo músico precisa entender uma partitura para utilizá-la como guia para executar variadas peças musicais em seu instrumento. Esse conhecimento é importante, pois se trata de uma representação de símbolos universal em que é possível produzir músicas criadas nos mais diferentes lugares.
Seu nome também ficou popularmente reconhecido por difundir um tipo de música que se identificou muito com a Igreja, o canto gregoriano. Gregório I foi muito ativo como Supremo Pontífice e produziu uma extensa obra escrita, contando com sermões e comentários sobre a bíblia.
Credita-se a Gregório a re-emergência da obra missionária da Igreja entre os povos pagãos do norte da Europa.
Canto gregoriano Foi ele, que no século XI designou as notas musicais como são conhecidas atualmente, usando o texto de um hino a São João Batista (originalmente em latim), onde cada estrofe inicia com uma nota musical: anteriormente, as notas eram designadas pelas sete primeiras letras do alfabeto latino.