Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Os fertilizantes, podem ser divididos como minerais ou orgânicos, são compostos que desempenham função primordial no desenvolvimento das plantas fornecendo ao solo os nutrientes que elas necessitam para germinar, produzir folhas, sementes e frutos.
- Outra parte é lixiviada, ou seja, é levada pelas águas das chuvas e irrigações, indo poluir rios, lagoas e lençóis freáticos, acabando por causar, juntamente com os despejos de esgotos, a eutrofização – que é a morte de um rio ou lago por asfixia, pois os excessivos nutrientes, além de estimularem um grande ...
Sua aplicação indiscriminada acarreta inúmeros problemas, tanto para saúde dos aplicadores e dos consumidores, como para o Meio Ambiente, contaminando o solo, a água, levando à morte plantas e animais.
Nas águas, o impacto dos agrotóxicos depende do tipo de substância que foi utilizada e também da estabilidade do ambiente atingido. Nos casos mais graves, os agrotóxicos podem desencadear a morte de várias espécies de plantas aquáticas e animais, influenciando toda a comunidade aquática.
Aumento do uso de agrotóxicos - A utilização de transgénicos com resistência a herbicidas na agricultura pode levar ao aparecimento de "superpragas" e ao desequilíbrio ecológico do solo, além da contaminação do solo e dos lençóis de água, devido ao uso intensificado de agrotóxicos.
A poluição da água é a contaminação dos corpos d'água por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à atividade humana. É uma questão muito séria, já que a água é essencial para a vida humana.
Riscos para saúde: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias; aumento de resistência aos antibióticos; aumentos das substâncias tóxicas; maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.
Alguns transgênicos reduzem o uso dos agrotóxicos, aumentam as produtividade e agregam vitaminas. Mas os transgênicos a longo prazo ainda é um enigma. Pois ainda não se sabe o que a introdução de um gene de um vírus, por exemplo, pode causar em outros seres como insetos, outras plantas ou até nos humanos.
Os alimentos transgênicos são produtos geneticamente modificados produzidos por meio de técnicas de engenharia genética. Por meio dessas técnicas, é possível inserir genes de organismos diferentes em uma espécie, fornecendo características novas ao produto.
Os transgênicos surgiram em 1973, quando os cientistas Cohen e Boyer, que coordenavam um grupo de pesquisas em Stanford e na Universidade da Califórnia, davam o passo inicial para o mundo da transgenia. ... Convencionalmente utilizam-se os termos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e transgênicos como sinônimos.
Você sabe qual é o significado do "T" amarelo presente em embalagens de alimentos? Esse símbolo aponta que os alimentos são transgênicos, ou seja, aqueles que são modificados geneticamente com a alteração do código genético (DNA) e produzidos em laboratório por meio de técnicas artificiais de engenharia genética.
Resposta:4 - Transgênicos são organismos manipulados geneticamente de modo a favorecer características desejadas, como a cor, tamanho, etc. São cultivados em larga escala porque eles têm o objetivo de trazer benéficos para as plantações, como resistência a herbicidas e pragas.
Nesse contexto, as normas de rotulagem de produtos geneticamente modificados têm por escopo assegurar ao consumidor a proteção necessária e o efetivo acesso ao direito de informação, protegido tanto constitucionalmente (art. 5º, incisos XIV, XXXIII, inciso III do art.
Ao todo, no Brasil para chegar às prateleiras, um produto transgênico tem de passar por cinco fases. Primeiro, a empresa deve submeter o projeto à aprovação da CTNBio. A comissão analisa a proposta e faz uma visita local para saber se há condições para se desenvolver o trabalho com segurança.
Já que, de acordo com a legislação brasileira, todos os produtos transgênicos devem possuir o selo "T" em preto (normalmente localizado dentro de um triângulo amarelo) ou alguma sinalização com as letras "AGM" ou "OGM" de Alimentos/Organismos Geneticamente Modificados.
A situação dos transgênicos no Brasil foi debatida na Câmara dos Deputados. ... De acordo com o pesquisador, no Brasil existe liberação para cultivo de 70 cultivares OGM de milho, 10 de soja e 12 de algodão, sendo o País o 2º maior produtor de culturas transgênicas.
Os Estados Unidos possuem 75 milhões de hectares de área plantada para produção de soja e milho transgênico, e no Brasil, a área ocupada com transgênicos já chega a 50 milhões de hectares segundo o levantamento. Os dois países lideram o ranking de produção transgênica na agricultura mundial.