A tireoidite subaguda é uma inflamação aguda da tireoide provavelmente causada por um vírus. Os sintomas incluem febre e dor na tireoide. É comum o hipertireoidismo inicial, às vezes seguido por um período transitório de hipotireoidismo. O diagnóstico é clínico e por exames de função tireoidiana.
Geralmente, a tireoidite desaparece sozinha em alguns meses; mas algumas vezes ela se torna reincidente ou, mais raramente, danifica o suficiente a tireoide e pode provocar um hipotireoidismo permanente. A aspirina ou outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem aliviar a dor e a inflamação.
Tratamento: o tratamento para esse tipo de tireoidite é feito com medicamentos para aliviar os sintomas, principalmente com anti-inflamatórios, como Naproxeno, por exemplo. Em casos de sintomas intensos ou persistentes, pode ser indicado pelo endocrinologista o uso de corticóides, como Prednisona.
É a inflamação da tireoide, que pode acontecer por diversas causas que incluem infecções virais, autoimunidade, ou intoxicações por certos remédios. Os principais sintomas são: dor na tireoide, dificuldade para engolir, febre ou calafrios. É o aumento do tamanho da tireoide.
A maior parte do peso extra adquirido por indivíduos com hipotireoidismo ocorre porque a pessoa se sente mais cansada, lenta e sente frio. Nestas condições o corpo acumula sal e água, o que provoca inchaço. Esse cenário pode mudar quando o paciente começa a tratar o hipotireoidismo, voltando a perder peso.
No caso do hipo, deve-se evitar couves cruas, então nada de suco verde detox, por exemplo. E no caso do hiper, nada de alimentos ricos em iodo, como as algas marinhas e castanhas. Para quem NÃO TEM problema na tireoide, vale apostar nos alimentos que regulam a glândula, vejam a lista aqui.