A árvore brônquica é formada pelos brônquios, bronquíolos, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos, e é responsável por levar o ar aspirado pelas fossas nasais até o pulmão. A traquéia, um pouco antes de penetrar no pulmão através do hilo, ramifica-se em duas, dando origem aos brônquios.
Brônquio principal direito: Possui 3cm de comprimento. Divide-se em 3 brônquios lobares e estes, por sua vez, dividem-se em 10 brônquios segmentares. Brônquio principal esquerdo: Possui 5cm de comprimento. Divide-se em 2 brônquios lobares e estes, por sua vez, dividem-se em 9 brônquios segmentares.
O brônquio principal direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo. Os brônquios principais entram nos pulmões na região chamada hilo pulmonar.
O pulmão direito é um pouco maior que o esquerdo, pois apresenta três partes (lobos ou lóbulos), enquanto o esquerdo possui apenas duas. Essa diferença ocorre porque entre os dois pulmões existe o mediastino, um espaço interior do tórax onde se encontra o coração, que fica ligeiramente voltado para a esquerda.
Características. O pulmão é um órgão esponjoso que executa a respiração. Tem aproximadamente 25 cm de comprimento e 700 g de peso, situado na cavidade torácica. O pulmão direito é ligeiramente maior que o esquerdo e está dividido em três lóbulos; já o pulmão esquerdo tem apenas dois lóbulos.
O pulmão apresenta aspecto esponjoso, e é revestido, por fora e por dentro, de uma membrana chamada pleura. No caso dos pulmões humanos, o pulmão direito é um pouco maior que o esquerdo. Este (o esquerdo) é dividido em duas partes menores; e aquele, o direito, em três.