Classificação dos AINEs
Paracetamol, também chamado acetaminofeno, é utilizado para aliviar a dor, mas não afeta o inchaço; fármacos anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs), tais como aspirina, ibuprofeno, diclofenaco e inibidores da ciclooxigenase 2 ou COX-2 (por exemplo celecoxibe), são usados para diminuir a dor e inchaço.
Os AINEs são os Anti-Inflamatórios Não Esteroidais. Não ser esteroide significa que não há componentes esteroidais hormonais na composição de tais medicamentos.
Inibidores não seletivos da COX-2
Os AINEs funcionam por meio da inibição da função da enzima ciclo-oxigenase (COX) e, assim, reduzem a produção de prostaglandinas. A aspirina é um inibidor irreversível da COX; os AINEs restantes funcionam de maneira reversível.
Ação: Agem, primordialmente, na inibição da enzima ciclo-oxigenase, diminuindo a formação de precursores das prostaglandinas e dos tromboxanos a partir do ácido araquidônico. Igualmente, podem diminuir a ação destes mediadores no termostato hipotalâmico e nos receptores de dor (nociceptores).
Os anti-inflamatórios não-esteroides atuam reduzindo a síntese de prostaglandinas pela inibição das enzimas ciclo-oxigenases (COX-1 e COX-2), diferindo na seleção de ação sobre estas. Exercem efeito analgésico, antitérmico e anti-inflamatório.
Os efeitos adversos mais frequentes dos AINEs ocorrem ao nível do sistema gastrointestinal. Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.
Lesões agudas gastrointestinais estão entre os efeitos colaterais mais freqüentes e graves associados com AINES convencionais. O risco de perfuração e ulceração gástrica apresenta incidência 3 a 4 vezes maior em usuários destes compostos 36.
Alguns dos efeitos adversos mais comuns dos anti-inflamatórios são: Agravamento da hipertensão. Inibição da ação dos diuréticos. Agravamento da insuficiência cardíaca.
Efeitos colaterais dos anti-inflamatórios
É muito variável, a meia vida é de 3 a 20 horas. Então pode ficar até 40 horas teoricamente.
No geral, o uso abusivo de anti-inflamatórios pode estar associado a problemas como gastrite, úlceras, insuficiência renal e hepatite medicamentosa. A dosagem máxima segura para o consumo de anti-inflamatórios vai depender do medicamento e da sensibilidade individual para essa substância.
3.
Alguns dos remédios que podem ser usados para aliviar a dor são:
Sua sacola está vazia.
Remédio para unha inflamada Alguns exemplos de pomadas com antibióticos na composição são a Nebacetin, Nebacimed ou o Verutex, por exemplo. Além disso, em alguns casos, o médico também pode recomendar a utilização de cremes ou pomadas com corticoide, que é um anti-inflamatório que ajuda a reduzir o inchaço.
Para tratar uma unha encravada em casa, adote as seguintes medidas:
Os medicamentos comumente indicados para o tratamento de unha encravada são:
Na maioria dos casos não é necessário usar antibióticos, mas se a lesão estiver piorando progressivamente, eles podem ser indicados para impedir a disseminação da bactéria para tecidos mais profundos. Os antibióticos mais usados são a cefalexina, amoxicilina + clavulanato ou clindamicina.
Água quente e sal também podem ajudar a reduzir a inflamação. O granuloma piogênico é uma complicação da unha encravada e é popularmente conhecido como “carne esponjosa”. Além de provocar dor, essa lesão sangra facilmente.
Mas, se você está sem grana e a inflamação é leve, uma boa opção é recorrer aos remédios caseiros primeiro: "Há algumas práticas em casa mesmo que ajudam a lidar com o desconforto causado pela unha inflamada como, por exemplo, compressa de água quente feita com sal e vinagre de maçã, além de uma higiene adequada".
Siga estes 5 passos simples para higienizar e cuidar do trauma no dedo
Primeiramente deve-se limpar o ferimento e cobri-lo com um pano ou uma toalha limpa. Não se deve colocar garrote, cinto ou torniquete para diminuir o sangramento, pois isso aumenta o dano aos tecidos. Quando existe um sangramento considerável, se pode fazer um curativo compressivo.
UNHA ENCRAVADA: DICAS PARA LIDAR COM ISSO EM CASA
Existe algum remédio que posso aplicar em caso de dor e inflamação devido à unha encravada? “Sim, pomada de mentol, cânfora e óleo de eucalipto, muito comuns no Vick Vaporub, pois alivia a dor e ajuda contra a inflamação”, orienta Cleide.