(A Universidade do Paraná foi fundada oficialmente em 19 de dezembro de 1912 e iniciou suas atividades de ensino na segunda quinzena de março de 1913, portanto, antes da fundação da Universidade de Manaus, que data de 13 de julho de 1913).
Pelo Decreto nº 6.
O primeiro curso fundado no Brasil, em 1808, foi o de Medicina na Bahia, e no Rio de Janeiro o curso de Engenharia, junto da Academia Militar. Já no período do Império, foram fundadas as faculdades de Direito em São Paulo e em Recife.
Primeira universidade no mundo A primeira universidade mundial que se tem conhecimento, é a chamada Academia, próximo a Atenas que surgiu em 387 a.C. e foi fundada neste ano pelo filósofo grego Platão.
Bolonha
Universidade de Bolonha
As primeiras universidades da Europa foram fundadas na Itália e na França para o estudo de direito, medicina e teologia.
A primeira universidade europeia foi a escola de medicina de Salerno (Itália). A ela, seguiu-se, ainda na Itália, a de Bolonha, dedicada especialmente ao estudo do direito a fundada, como a de Salerno, no século XII.
As universidades da Idade Média permitiam dentro de suas dependências o livre pensamento e ideologias, nesta época existia faculdade de artes, medicina, direito e teologia, todas as aulas eram ministradas em latim assim como grande parte das obras escritas.
Quando surgiram, as universidades eram desvinculadas da igreja, mas ainda assim precisavam ter o aval do clero ou do governo para entrarem em funcionamento. Elas ensinavam principalmente assuntos sobre leis, medicina, astronomia e lógica, ou seja, temas universais. Daí surge o nome “universidade”.
Resposta. Resposta: surgiu em tempo de enriquecimento do feudo,quando alguns membros do clero (religião da epoca que no caso era os católicos) ou nobres tinham o privilégio de estudar,la aprendiam musica,desenho e religião.
As universidades eram organizadas pelo corpo eclesiástico e, portanto, os fundamentos intelectuais – obras fundamentais e eixos programáticos de estudos, além dos professores – eram integrados pela estrutura da igreja. Aquele que fosse graduando da universidade era chamado de artista – referindo-se às artes liberais.
Nas universidades ainda se mantinham a divisão do conhecimento em sete artes, criadas durante o período carolíngio, divididas no trivium (gramática, retórica e lógica) e no quadrivium (aritmética, geografia, astronomia e música).
Resposta: Explicação: A Universidade Medieval era, portanto, uma corporação de ofício especial nas quais os doutores eram os mestres e os estudantes, os aprendizes. Outro nome da universidade, a universitas, era studium generale, porque recebia alunos de toda a Europa, não somente daquela cidade, região, reino.
O aparecimento das universidades na Europa Cristã por volta dos séculos XII e XIII está entre os principais acontecimentos da Idade Média. ... As primeiras universidades comumente citadas são as de Paris (França), Bolonha (Itália), Oxford e Cambridge (Inglaterra).
Filosofia Medieval: Principais escolas filosóficas e contexto histórico
A filosofia patrística e escolástica, que correspondem aos dois últimos períodos, foram os mais importantes da filosofia medieval.
Por fim, de modo geral – e tomando como referência o pensamento cristão –, podemos afirmar que a filosofia medieval se divide em dois grandes períodos: a Patrística e a Escolástica. Período de formação do pensamento cristão, a Patrística vai do século II até o século VIII d.C. Foi a época dos Padres da Igreja.