Quais Os Ossos Que Compem A Perna E A Coxa?

Quais os ossos que compem a perna e a coxa

Quantas vezes a linguagem leiga e a linguagem da anatomia são semelhantes? Quase nunca. Por exemplo, observe o termo 'perna'. Quando os seus amigos não envolvidos em ciências da saúde falam sobre a 'perna', eles estão se referindo a todo o membro inferior. Entretanto, no mundo da anatomia, o termo 'perna' significa estritamente a porção entre o joelho e o tornozelo. Ela é composta por várias estruturas:

A patela é um osso do tipo sesamoide, cuja principal característica é apresentar um tendão enraizado.  Dessa forma, está intimamente interligada com o quadríceps femoral que, ao contrair-se, promove estabilidade ao joelho. Os côndilos do fêmur auxiliam a patela na estabilidade lateral do joelho, o que impede deslocamentos laterais do mesmo durante seus movimentos.

Os músculos da coxa são divididos em três grupos de músculos que agem nas articulações do quadril e do joelho. Esses músculos são agrupados de acordo com sua posição anatômica, mas também de acordo com suas funções. Assim, os músculos da coxa podem ser divididos em:

No que diz respeito à inervação da perna, os nervos mais importantes são os nervos fibular/peroneal comum, tibial e safeno. Os dois primeiros são ramos do nervo isquiático (ciático), enquanto o último se origina do nervo femoral. Estes três nervos se dividem para suprir as várias estruturas da perna.

Fêmur, o maior dos ossos da perna

Fêmur, o maior dos ossos da perna

O grupo muscular anterior inclui: tibial anterior, extensor longo do hálux, extensor longo dos dedos e o fibular/peroneal terceiro.

A coxa é a região entre a articulação do quadril (anca) e a articulação do joelho. Pessoas que jogam futebol têm especificamente esses músculos da perna muito bem definidos, de tal forma que são como um atlas de anatomia ambulante para os músculos da coxa. Os músculos da coxa são divididos em três compartimentos:

O psoas maior é um músculo longo, espesso e fusiforme, situado lateralmente às vértebras lombares e medialmente ao quadrado lombar. É coberto em sua extremidade superior pelo ligamento arqueado medial, conforme ele passa pelo diafragma.

Chegamos agora ao maior osso do corpo humano, o fêmur todo-poderoso. O fêmur é um osso longo, com uma extremidade proximal, uma diáfise e uma extremidade distal.

O semitendíneo recebe sua inervação da divisão tibial do nervo ciático. É vascularizado pelas artérias femoral profunda e circunflexa femoral medial. Assim como o semimembranáceo, a ação do semitendíneo nas articulações do quadril e do joelho depende principalmente da posição inicial do corpo. Quando o tronco está ereto, o semitendíneo atua como um rotador interno da coxa. Por outro lado, quando o tronco está flexionado anteriormente, ele estende a coxa.

Tornozelo e pé


    Tornozelo e pé

O semimembranáceo, também conhecido como semimembranoso, é um músculo fusiforme na região posterior da coxa. Ele segue profundamente ao músculo semitendíneo e medialmente ao bíceps femoral. O semimembranáceo se origina na tuberosidade isquiática da pelve e se insere no côndilo medial da tíbia.

O adutor curto é um músculo triangular localizado posteriormente aos músculos pectíneo e adutor longo, e anteriormente ao adutor magno. Origina-se no púbis, superiormente ao grácil, e insere-se na linha áspera do fêmur, lateralmente aos músculos pectíneo e adutor longo.

Músculos da perna

A inervação e a vascularização da coxa é uma continuação direta do quadril. O suprimento arterial vem da artéria femoral e seus ramos. A principal veia de drenagem da coxa, e na verdade de todo o membro inferior, é a veia femoral. Ela é parte do sistema venoso profundo, e drena para a veia ilíaca externa, e é uma continuação direta da veia poplítea. A veia femoral também recebe sangue desoxigenado das veias circunflexas, da veia safena magna e das veias profundas da coxa. A inervação é fornecida por dois grandes nervos e seus ramos: os nervos femoral e isquiático (ciático). Eles se originam dos plexos lombar e sacral, respetivamente.

A fíbula (também conhecida como perônio) está localizada paralelamente à tíbia, articulando-se lateralmente com a mesma em ambas as extremidades. Entretanto, não há movimentos articulares entre as mesmas, caracterizando esse tipo de articulação como sindesmose.

A anatomia pélvica é interessante por causa das suas variações entre os sexos. Os ossos são essencialmente os mesmos, entretanto a pelve feminina é maior e mais larga do que a pelve masculina, a abertura superior da pelve é mais arredondada e o ângulo subpúbico é mais largo.

Existem nove músculos internos do quadril (anca), encontrados na região anterior da pelve: ilíaco, psoas maior, psoas menor, obturador externo, obturador interno, gêmeo superior, gêmeo inferior, piriforme e quadrado femoral. Nove pode parecer bastante, mas esses músculos são essenciais para gerar a ampla gama de movimentos do quadril (anca) utilizados ​​por dançarinos, esportistas e amantes de música.

Qual o osso mais fino do corpo humano?

Qual o osso mais fino do corpo humano?

  • fibula.
  • →O Osso Mais Fino Do Corpo Humano E A Fibula Localizado Na Canela← Espero nTer Ajudado Fe.
  • obrigada.
  • Nada Mano.
  • Joga ff?

O que são ossos longos e curtos?

Quanto à forma, os ossos podem ser longos, curtos e chatos. Os ossos longos apresentam o comprimento maior que a largura e a espessura. Exemplos: o fêmur (o ossos da coxa), o úmero (o osso do braço) e a tíbia (um dos ossos da perna). Os ossos curtos apresentam comprimento, largura e espessura quase iguais.

Como saber se tenho ossos densos?

Principais sintomas

  1. Junção de 2 ou 3 dedos nas mãos;
  2. Alterações no tamanho e grossura do nariz;
  3. Crescimento exagerado dos ossos do crânio e rosto;
  4. Dificuldade para movimentar alguns músculos do rosto;
  5. Ponta dos dedos curvada para baixo;
  6. Ausência de unhas nos dedos das mãos;
  7. Altura corporal maior que a média.