Cálice – recipiente onde se consagra o vinho durante a missa. cálice com o vinho e a patena com o pão. Pala – cartão quadrado, revestido de pano, utilizado para cobrir a patena e o cálice. Patena – pequeno prato, geralmente de metal, utilizado na consagração do pão.
Atualmente, a área diretamente à frente da porta da iconóstase, de onde o Evangelho é lido, é que é chamada de ambão e toda a plataforma baixa acima do nível da nave em frente à iconóstase é chamada de soleas. Em igrejas maiores, o ambão pode ser caracterizado por três degraus curvos levando até o nível da nave.
substantivo masculino [Arquitetura] Estrado, tribuna na nave ou no coro das igrejas primitivas que mais tarde foi substituída pelo púlpito. Etimologia (origem da palavra ambão). Do grego ámbon.
Significado de Púlpito substantivo masculino Local elevado sobre o qual fica o padre, durante a celebração, composto por uma armação de madeira ou pedra.
Vaso onde se queima o incenso.
Por outro lado, o turíbulo é um vaso suspenso por pequenas correntes, usado nas Igrejas para nele queimar-se o incenso. Então, agora, partiremos para a utilização deles na Santa Missa. A missa é composta por muitos momentos. Ela é dividida em duas partes principais: a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística.
1. Quando vai ser iniciado o deslocamento da procissão de entrada, o turiferário apresenta o turíbulo para o celebrante colocar incenso, e imediatamente a seguir vai para o seu lugar, que é à frente da cruz, abrindo o caminho para o cortejo.
Pouca gente sabe, mas o Vaticano usa incenso litúrgico brasileiro durante as cerimônias. A empresa que fornece o produto para sede da igreja católica é a Milagros, que fica em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo.
Cinco tipos de incensos para energizar e purificar a casa
A tradição oriental ensina que o incenso pode ser aceso em potes, como fazem os budistas, ou em tigelas com areia e carvão, onde se queimam as ervas e resinas de árvores. Além da crença religiosa, há a poesia de que nossos desejos possam ser levados aos céus pelo perfume da madeira, de flores e frutos.
O “queimar” incenso ou a incensação exprime reverência e oração, como vem significado na Sagrada Escritura. “Adiantou-se outro anjo, e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro nas mãos.
Aparecida. Foi usado pela primeira vez em maio de 2007 pelo Papa Bento XVI, na Missa de Canonização de Frei Galvão. Desde então, passou a ser utilizado pelo Sumo Pontífice nas missas da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Tem fragrância suave e penetrante e produz bastante fumaça.
O homem que fizer tal como este para cheirar, será extirpado do seu povo." Salmo 141:2 "Suba até Vós minha oração como incenso.” ... E porá o incenso sobre o fogo perante o SENHOR, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra.”
O pó resultante já é um incenso, que pode ser aquecido ou carbonizado em queimadores especiais. Para completar o processo, basta acrescentar goma arábica e carvão vegetal moído e moldar a mistura nas varetas. O uso do incenso e seu processo de fabricação são tradições antiqüíssimas.
Segundo estudo comandado pela associação, os incensos podem, quando acesos, liberar substâncias extremamente tóxicas, a exemplo dos compostos formaldeído e benzeno. Ambos estão associados a uma maior probabilidade de ter câncer.
Como fazer:
Coloque o líquido formado num vidro alto e molhe as varetas. Deixe as varetas secando por duas horas num recipiente com areia ou sal grosso. Repita o banho mais 2 vezes. Você pode fazer incenso para as amigas, para a família, para as vizinhas... e dá também para vender e ganhar um bom dinheiro.
Os estudiosos do assunto afirmam que cada um dos presentes entregues pelos magos a Jesus possuía um significado: Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus.
Na antiguidade, o ouro era um presente para um rei, o olíbano (incenso) para um sacerdote, representando a espiritualidade, e a mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade).
Dentro da tradição cristã, os reis magos são conhecidos por serem os personagens que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento, eles são chamados pelos nomes Baltasar, Gaspar e Melchior.
Eram magos e vinham do Oriente, seguindo o rumo de uma misteriosa estrela. Chegaram a Belém e ofereceram ao Menino três presentes: ouro, incenso e mirra, e voltaram muito felizes ao seu longínquo país. (Ao chegar a Jerusalém falaram com o rei Herodes, mas na volta o evitaram.
Os Três Reis Magos foram os três personagens que visitaram Jesus quando ele nasceu. Chamavam-se Belchior, Gaspar e Baltazar....Ouro, incenso e mirra
De acordo com a tradição cristã, uma estrela muito brilhante cruzou os céus do Oriente, espalhando a notícia do nascimento do Menino Jesus. Foi esse brilho intenso que guiou os Três Magos até o local de seu nascimento, em Belém.