Elementos de máquinas
Que tipos de transmissões existem?
O eixo de transmissão é o componente responsável pela rotação das engrenagens e conversão da velocidade do motor em torque.
Transmissão mecânica é o sistema responsável por transferir a energia mecânica produzida por um motor para as rodas de um veículo, por exemplo. Para realizar sua função, esse sistema conta com uma série de componentes indispensáveis, como o diferencial e a caixa de câmbio.
Consiste no transporte de energia elétrica do sistema produtor às subestações distribuidoras, ou na interligação de dois ou mais sistemas geradores. Compreende também o transporte pelas linhas de subtransmissão ou de transmissão secundária que existirem entre as subestações de distribuição.
A transmissão automotiva faz contato com o volante do carro e comunica às rodas a potência do motor transformada em energia mecânica, permitindo o controle da quantidade de energia ou torque de atrito transferido para o resto do sistema.
A posição da marcha ré varia, mas sempre estará em uma das extremidades (ou mais à direita ou mais à esquerda). A ré só é acionada por meio de um dispositivo na alavanca (pode ser um botão, anel ou encaixe da alavanca).
A transmissão é um conjunto de dispositivos utilizados para transmitir a força produzida no motor às rodas motrizes, para que o veículo entre movimento. O sistema é composto pela embreagem, caixa de marchas, diferencial, semi-árvores, homocinéticas e rodas.
A tração dianteira, abreviada por FWD (do inglês front-wheel-drive) é o tipo de tração de veículos terrestres onde as rodas dianteiras são as motrizes. ... Como o motor e as rodas motrizes estão na frente, não há a necessidade do uso de um eixo cardã para transferir a tração para o outro lado do automóvel.
A configuração de tração dianteira também promove a boa tração das rodas com o chão. Devido à sua melhor tração com a distribuição melhor de peso, veículos de tração dianteira são preferidos em relação a tração traseira quando necessários para dirigir na lama, neve ou piso molhado.
Basicamente, a tração integral é a permanente, onde as rodas possuem tração o tempo todo, enquanto o 4×4 é apenas temporário. Neste último caso, geralmente a tração é traseira e o eixo dianteiro pode ser acionado para transpor terrenos difíceis, o que também pode incluir uma redução.
A grande maioria dos veículos de tração traseira utiliza um motor montado longitudinalmente na parte da frente do veículo, transferindo a força de tração para as rodas traseiras por meio do eixo cardã e por um diferencial.
Abaixo, os carros com tração traseira mais baratos:
Em termos literais, todo automóvel 4×4 pode ser chamado de 4WD (4-wheel drive, ou tração nas quatro rodas) e AWD (all-wheel drive, ou tração integral), sem distinção.
De forma bem simples, a tração pode ser entendida como a força que o motor manda aos pneus para o carro andar. Geralmente, os carros mais populares, ou que são feitos pra andar mais em ruas asfaltadas, costumam ter tração só em duas rodas – que pode ser traseira ou dianteira.
Os veículos presentes no estudo foram extraídos do acumulado de vendas de 2018, de acordo com a Fenabrave, sendo eles:
A maioria dos carros possuem motor na parte da frente. Esse veículos podem ter tanto a tração dianteira como a traseira. Carros com o motor na parte de trás, como o Fusca, sempre possuem sistema de tração traseira. Se estiver na transversal, é provável que o carro tenha tração dianteira.
Tração dianteira, à uma roda da frente. Tração traseira, à uma roda da retaguarda. Tração independente, com um motor por roda motriz. Tração total, integral, às quatro rodas.
A espécie do veículo é uma das formas de classificação, relacionada à sua utilidade, ou seja, para que o veículo serve, sendo previstas sete espécies diferentes: de passageiros, de carga, misto, de competição, de tração, especial e de coleção.
Faça o drift com um carro que tenha tração traseira. Em um carro com tração traseira, o motor controla somente as rodas de trás. Em outros veículos, ele controla todas as rodas. O veículo utiliza a parte traseira durante o drift, então fica muito mais fácil realizar a manobra sem riscos.
Qual a necessidade ou utilidade destas classificações?
VEÍCULO MISTO - veículo automotor destinado ao transporte simultâneo de carga e passageiro. VIA - superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central.
1 | PASSAGEIROS: bicicleta; ciclomotor; motoneta; motocicleta; triciclo; quadriciclo; automóvel; microônibus; ônibus; bonde; reboque ou semirreboque; e charrete.
"Por veículo automotor haveremos de entender aquele que é dotado de motor próprio, e, portanto, capaz de se locomover em virtude do impulso (propulsão) ali produzido. ... O termo compreende os veículos conectados a uma linha elétrica e que não circulam sobre trilhos ( ônibus elétrico)."
Caminhão; Reboque ou semi-reboque; Carroça; Carro-de-mão....Veículo de passageiros:
Conheça a classificação dos tipos de veículos pelo Denatran
As locadoras de veículos emplacam seus veículos na categoria “particular”, a qual é a categoria mais comum e se destina ao registro de qualquer veículo que não se enquadre em outra especificação legal. ... O proprietário, no caso a locadora de veículos, precisará autorizar a alteração da característica.
Aquele que se move por meios próprios, tendo a sua própia fonte de energia (motor). Exemplo de uso da palavra Automóvel: Nesta definição se enquadram todos os meios mecânicos de transporte: veículo, carro, viatura. ônibus, táxi, caminhão, etc.