“O conflito consiste em querer assumir posições que entram em oposição aos desejos do outro, que envolve uma luta pelo poder e que sua expressão pode ser explícita ou oculta atrás de uma posição ou discurso encobridor” (VEZZULLA, 2005).
As teorias do conflito investigam a importância dessas estruturas sociais na sociedade,as quais produzem tensões e rivalidades crônicas que eventualmente eclodem em violência.
Podemos dizer que conflito é quando há um assunto de interesse comum entre duas ou mais pessoas, que venham a ter opiniões divergentes sobre esse tema e que não conseguem lidar com as diferentes opiniões apresentadas, vindo a gerar uma situação tal que poderá acarretar a necessária gestão do fato em litígio, pois a ...
Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais, conforme veremos a seguir.
De acordo com o dicionário Aulete, o conceito de conflito é “oposição de ideias, sentimentos ou interesses”. Em outras palavras, trata-se do choque entre forças contrárias ou opiniões divergentes. Onde há um grupo de pessoas, com certeza, em um momento ou outro, haverá conflito.
Os 3 tipos de conflitos organizacionais
Principais causas de conflitos na empresa
Quais são os passos para a boa administração de conflitos?
6 dicas de como lidar com conflitos na empresa
SABER ADMINISTRAR CONFLITOS É UM DOS MAIORES DESAFIOS DA LIDERANÇA
Conflitos podem ser evitados com um bom planejamento e a atuação assertiva do líder da equipe. Uma das maneiras de se conseguir isso é deixar bem claras as diretrizes do trabalho, prazos, orçamento, tecnologias a serem utilizadas, etc.
Aperfeiçoamento e melhoria do trabalho em equipe Uma gestão de conflitos eficiente pode contribuir para o trabalho de equipe, eliminando disputas e até mesmo problemas pessoais entre os colaboradores.
No mundo corporativo, os conflitos podem estragar o ambiente organizacional, atrasar projetos e causar sérios danos internos e externos, se não forem tratados a tempo. Ou podem ser enriquecedores, se bem conduzidos; para alguns especialistas, o combate é o motor que alavanca as mudanças.
Formas de administrar os conflitos Integração: Busca o meio-termo, uma solução que satisfaça todas as partes. Para que esse estilo dê certo é preciso que os envolvidos primeiro exponham suas visões acerca do problema e depois proponham soluções. Cabe ao mediador encontrar uma forma de equilibrar a situação.
A gestão de conflitos nas empresas é um conjunto de ações para alcançar a harmonia entre os funcionários — sem afetar a produtividade — solucionando divergências que surgem no ambiente de trabalho, decorrentes da reunião de pessoas com diferentes opiniões e personalidades.
Gestão de conflitos: 5 dicas para melhorar o ambiente corporativo
2.
Assim, será mais fácil saber quais atitudes tomar para resolver o conflito....Seja empático
O objetivo final da resolução de conflitos é que ambas as partes resolvam o problema entre si. Tente facilitar a reunião e ajude cada um a identificar o verdadeiro problema que causa o conflito. O foco sempre deve estar a nível profissional, e não pessoal.
Administração de conflitos é a habilidade de lidar com situações de stress e atritos no ambiente organizacional. ... Administrar conflitos, desde os mais simples e facilmente contornáveis, até os mais complexos e que podem gerar muita dor de cabeça, é uma tarefa muito complexa, mas da qual não teremos como fugir.
Planejar, organizar, dirigir e controlar na administração de uma pequena empresa. Planejar, organizar, dirigir e controlar são as quatro funções administrativas. ... Seja qual for o tamanho do seu negócio, você precisa exercer quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.