Há vários desafios para a doação de órgãos no Brasil. Veja quais são eles a seguir!...Baixo tempo de isquemia de cada órgão
No Brasil, de acordo com a legislação vigente, para ser doador de órgãos é preciso conversar com sua família e manifestar o seu desejo em doar órgãos. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, a doação só pode ser realizada depois que a família do doador autoriza o procedimento.
Basta autorização dos familiares, após o diagnóstico de morte encefálica. É preciso que as pessoas superem as barreiras de diversas naturezas e manifestem aos familiares o desejo de serem doadoras. E esse desejo precisa estar bem explícito para a família.
A doação de órgãos é fundamental para a manutenção e crescimento do número de transplantes no Brasil. É maravilhoso ver a recuperação do paciente após o transplante, principalmente em alguns tipos de transplante, como o transplante de fígado, onde o paciente transplantado, literalmente, ganha a vida.
O setembro Verde visa conscientizar e alertar a população sobre a necessidade da doação de órgãos e tem ações em todo Brasil. ... “É muito importante que as pessoas falem com seus familiares sobre o interesse em doar seus órgãos, porque eles são os únicos que podem autorizar que o procedimento seja realizado”, disse.