ATIVO AMBIENTAL - CONTABILIDADE AMBIENTAL. Considera-se ativo ambiental todos os bens e direitos destinados ou provenientes da atividade de gerenciamento ambiental.
[EcoDebate] Ativos ambientais são os bens e direitos mensuráveis monetariamente de propriedade dos empreendimentos que representam benefícios presentes e/ou futuros, os recursos das empresas para a preservação, minimização e recuperação das características e da qualidade ambiental.
Como vimos, o passivo ambiental refere-se aos custos a serem pagos para recuperação dos danos causados à natureza. O ativo ambiental representa todos os investimentos realizados com o objetivo de controlar ou amenizar os impactos causados ao meio ambiente.
[EcoDebate] Passivos ambientais são os danos causados ao meio ambiente representados pelas obrigações e responsabilidades sociais das empresas com os aspectos ambientais de suas atividades.
O passivo ambiental, assim como qualquer passivo, está dividido em capital de terceiros e capital próprio, constituindo assim as origens dos recursos da empresa.
Uma empresa gera um passivo ambiental quando, por meio de suas atividades, agride de algum modo ou ação o meio ambiente. Se a organização não implanta nenhum projeto para reverter tais prejuízos, poderá sofrer multas ou ter que arcar com indenizações.
Elaboração do EIA Sua elaboração é uma responsabilidade do empreendedor, uma vez interessado em obter o Licenciamento, e que fornecerá ao órgão ambiental as informações necessárias para dar andamento no processo de Licenciamento.
Quanto à mensuração dos passivos, a ONU (2001:11) determina que “quando existir dificuldades para estimar o valor de um passivo ambiental, deve-se indicar a melhor estimativa possível. Nas notas explicativas devem ser divulgadas as informações sobre o método utilizado para elaborar esta estimativa”.
O que é a ISO 14001? A ABNT NBR ISO 14001 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais.
Quais são os requisitos gerais para obter a ISO 14001?
A certificação ISO 14001 garante a empresa aumentar sua visibilidade no mercado e a fortalecer sua credibilidade aos clientes e fornecedores. E a Norma também facilita a possibilidade de exportação e evita multas ambientais. Ainda, o cumprimento da norma auxilia na obtenção de melhores financiamentos.
Já um Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001 é uma ferramenta de gestão que possibilita a uma organização de qualquer dimensão ou tipo controlar o impacto das suas atividades no ambiente. ... Crê-se que a origem da série ISO 14000 se deu em 1972 em Estocolmo na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano.
O objetivo geral da ISO 14000 é fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela é consistente com a meta de “Desenvolvimento Sustentável” e é compatível com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais.
Federação Internacional das Associações Nacionais de Padronização
Como conseqüência, em 1996, é publicada a ISO 14001 (única norma certificável da série), além da 14004, 14010 e 14011, traduzidas para o português pela ABNT, na série NBR ISO 14000, válidos à partir de
Já a norma ABNT NBR ISO 14001 é aquela que trata de quais são os requisitos mínimos para a implantação de um sistema de gestão ambiental em uma empresa. O ISO 14001 se preocupa com o ciclo de vida do produto, redução de custos e impactos, dentre outras coisas.
Para obter a certificação ISO 14001 é necessário entrar em contato com um dos Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental acreditado pelo INMETRO.
ASSOCIAÇÃO Brasileira De Normas Técnicas (2004), NBR ISO 14001 – Sistema de gestão ambiental: especificação e diretrizes para uso. Rio de Janeiro: ABNT. 14 p. _________.
A Norma ABNT ISO 14001 tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental possibilitando que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios: produtos e serviços.
De acordo com a norma ISO 14001, a política ambiental serve para que possamos estabelecer um senso geral de orientação, fixando os princípios organizacionais da ação.
A certificação de conformidade com a norma ISO 14001:2015 fornece às organizações as bases para um sistema de gestão ambiental eficaz que, integrado com outros requisitos de gestão, é um suporte para atingir os objetivos ambientais. ... determinem programas de melhoria ambiental. tornem suas atividades mais sustentáveis.
O sistema de gestão ambiental é uma importante estratégia de negócio para as empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente. ... Além disso, cumpre com a legislação ambiental. A gestão ambiental controla e diminui os impactos que a empresa provoca ao meio ambiente.
A ISO 14001 – Sistemas da gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso– é uma norma internacional, pertencente à série de normas ISO 14000, que especifica requisitos para implementação e operação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações.
ISO 45001 – Mudanças na Saúde e Segurança Ocupacional – SSO. ... A ISO 45001 visa ajudar as organizações a repensarem nos seus processos visando diminuir as doenças ocupacionais bem como os acidentes no trabalho.
A Norma ISO 45001:2018 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – Requisitos com Orientação para Uso, foi publicada em março de 2018. O documento fornece um conjunto robusto e efetivo de processos para melhorar a segurança do trabalho nas cadeias de suprimentos locais, locorregionais e globais.
A OHSAS 18001 é uma norma realmente internacional que define os requisitos de boas práticas em gestão de saúde e segurança ocupacional para organizações de qualquer tamanho. ... A OHSAS 18001 também pode ser adaptada a todos os tipos de organização para ajudá-las a eliminar ou minimizar riscos e perigos ocupacional.
Criada em 2009 a ISO 31000 é uma norma internacional que serve como referência para qualquer norma existente sobre a gestão de riscos. A ISO 31000 fornece diretrizes para que as organizações possam implementar a gestão de risco independentemente do segmento de atuação, área e até mesmo o tamanho da empresa.
1) Na ISO 31000, Risco é definido como sendo o “efeito da incerteza nos objetivos”. ... 2) Nível de Risco é a “magnitude de um risco, expressa em termos da combinação das consequências e de suas probabilidades”.
A análise de risco pode auxiliar as organizações a:
A relação entre a avaliação de risco e QSP A implementação da avaliação de risco de segurança e saúde do trabalho em uma empresa objetiva eliminar ou minimizar riscos aos trabalhadores que possam estar expostos a riscos de acidentes e doenças ocupacionais associados a suas atividades.