A importância das estruturas organizacionais Os principais tipos são: funcional, divisional e matricial. A estrutura divisional é adequada para organizações com unidades de negócios distintas, enquanto uma estrutura funcional é baseada nos deveres de cada cargo.
O desenho organizacional é tratado no nível institucional da empresa e tem uma abordagem macro, enquanto o desenho departamental se refere ao nível intermediário e tem uma abordagem limitada às relações entre os objetivos e decisões estratégicas da empresa (nível institucional) e a realização das tarefas por meio da ...
Este tipo de departamentalização envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o produto ou serviço realizado. Baseia-se nos produtos ou serviços executados pela organização, que se descentraliza deles.
O agrupamento por projeto representa a estratégia que permite um elevado grau de coordenação entre as partes envolvidas, que deixam suas posições anteriores para se fixarem temporariamente em um determinado projeto que passa a envolvê-las totalmente. ...
São os departamentos responsáveis pela venda do produto. São os que promovem modificações sobre o produto diretamente. ...
Departamento é uma unidade operacional representada por um conjunto de recursos humanos e de capital, de características semelhantes, desenvolvendo atividades homogêneas dentro da mesma área. Numa indústria, por exemplo, existem departamentos produtivos (como montagem) e auxiliares (como manutenção).
Departamentos, ou Centros de Custo, são usados na gestão como acumuladores secundários de receitas e despesas normalmente para saber o custo ou o resultado de um determinado departamento ou área da empresa.
Custeio departamental é um dos vários sistemas que são utilizados no custeamento de produtos. Por meio desse sistema é feita a atribuição dos custos indiretos por departamentos – ou centros de custos –, para depois serem alocados aos produtos.
Portanto, o procedimento é o de fazer um rateio por cada departamento, alocando a cada produto o respectivo custo indireto. Em seguida, para cada produto, devem ser somados os custos indiretos, a ele atribuídos, em cada departamento.
Departamentos de Serviços: realizam serviços auxiliares e não atuam diretamente sobre o produto. Uma consequência lógica dessa separação diz respeito aos custos. Os custos dos departamentos de produção são jogados sobre os produtos, visto que os produtos passam inclusive fisicamente por eles.
Os departamentos produtivos são os departamentos que atuam diretamente na confecção de um produto, sendo aqueles que promovem a transformação da matéria prima ao produto a ser comercializado; neste departamento é importante a atenção na qualidade da matéria prima que está sendo empregado ao processo; suas qualificações ...