Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar. ... É um texto informativo e, portanto, não literário. O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto.
Poemas, romances literários, contos, lendas etc. Texto não literário: Reportagens, receitas, livros didáticos etc.
A função do texto principal é passar de maneira clara todo o conteúdo apresentado na introdução.
A principal função do texto literário é entreter, já que pode, ou não se desprender da realidade e utiliza de formatos como a poesia e a forma de narrativa para expor sua história.
Explicação: A função social da literatura é retratar/refletir a sociedade, uma vez que o laço que une literatura e sociedade é indissociável. Logo, a literatura cumpre uma prática ética, social e ideológica.
O ato da leitura literária tem o poder de transformação sobre o indivíduo, pois é a grande ferramenta do conhecimento sobre a realidade que o cerca e também sobre o conhecimento de si mesmo como ser humano. ... Podemos dizer que a literatura nos torna mais humanos.
Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. ...
A literatura mediada pela atividade teatral conduzirá ao aperfeiçoamento e fluidez da leitura e da escrita, ao desenvolvimento vocabular, ao estímulo das possibilidades intelectuais, ao desenvolvimento da sensibilidade, do senso crítico e artístico, da sociabilidade e trabalho coletivo.
A literatura tem um papel de extrema importância na formação dos indivíduos. Ela é a responsável por estimular a criatividade, a imaginação e por auxiliar na construção de diversos conhecimentos. Por isso, é fundamental que o corpo docente das escolas reconheça a sua relevância para o desenvolvimento dos alunos.
A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.
A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.