Consequências do Imperialismo na África A imposição de cultura e crenças e a dominação do homem branco sobre o negro deixaram cicatrizes no tecido africano. Tensões raciais até hoje são comuns, brigas armadas e tráfico humano continuam a ocorrer.
A descoberta de diamantes na África do Sul e abertura do Canal de Suez, ambos em 1869, despertaram a atenção da Europa sobre a importância econômica e estratégica do continente. Os países europeus rapidamente começaram a disputar os territórios.
Os Estados Unidos e a Alemanha empreenderam sua ação na Ásia através da conquista de várias ilhas espalhadas pelo Oceano Pacífico. Até o início da Primeira Guerra Mundial, mais de 60% das terras e povos de todo o planeta estavam sob o controle das grandes potências ocidentais.
Imperialismo consiste numa política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras. Nessa perspetiva, estados poderosos procuram ampliar e manter seu controle ou influência sobre povos ou nações mais fracas.
A expansão para outros territórios já era uma prática comum para muitos Impérios antigos. Porém, o termo imperialismo foi cunhado para abarcar especialmente as políticas de expansão e de conquistas de novos mercados adotadas pelas potências industriais durante a segunda metade do século XIX.
As necessidades determinaram o imperialismo foram matéria-prima (abundantes e extremamente baratas), formação de mercado consumidor para a venda de mercadorias e novos locais para investimentos. ... O imperialismo pode ser constato pelo colonialismo do século XVI e o neocolonialismo do século XIX.
a) fornecimento estável e barato de matéria-prima e produtores independentes. b fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção, energia para a produção e criação de um parque industrial em antigas colônias.
São medidas protecionistas: a) Criação de novos mercados coloniais. ... O sucesso de um país na concorrência capitalista por mercados dependia dos seguintes fatores: a) Posição geográfica, nível cultural e poderio militar.
O colonialismo foi uma dominação direta, econômica e política, principalmente sobre territórios americanos, africanos e asiáticos. ... O imperialismo se caracteriza, especialmente, por uma dominação econômica, onde os chefes políticos locais conservavam uma parcela do seu poder.