Século VIII antes de Cristo
A Díaspora grega aocorreu devido ao aumento populacional das Comunidades Gentílicas. ... A SEGUNDA DIÁSPORA GREGA ocorreu devido ao aumento populacional das Comunidades Gentílicas.
Durante a Primeira Diáspora Grega as invasões dórias e as condições climáticas ocasionaram em uma saída em massa da Hélade. As invasões eram constantes à época, e os povos indo-europeus como os aqueus, os jônios, os eólios e os dórios, por meio de invasões, formaram a sociedade grega.
A segunda diáspora grega ocorreu devido à necessidade da população acarretar comunidades gentílicas de procurar novos solos férteis para cultivo, expandindo-se para áreas da península itálica e do Mar Negro.
Tais comunidades foram voltadas para o desenvolvimento de atividades agrícolas e a exploração coletiva das terras. Em período de tempo relativamente curto, o desenvolvimento dessas comunidades promoveu um incremento populacional que acabou abrindo caminho para diversas disputas pelo controle das terras cultiváveis.
Os dórios tinham uma cultura e um dialeto próprios, embora não dominasses a escrita. Com forte característica militar, eles chegaram a dominar diversas partes de maneira violenta, destruindo e incendiando cidades da cultura micênica ao matarem diversas pessoas.
A violenta invasão dos Dórios na região da Grécia e a destruição da civilização micênica fizeram a cultura helênica regredir, afundando os gregos em um período conhecido como Idade das Trevas da Grécia. Esta fase não possui nenhum registro escrito, apenas registros arqueológicos.
Resposta. Resposta: Da união de culturas dos dois povos surgiu a civilização creto-micênica, ponto de partida para a brilhante cultura grega. ... O domínio dos dórios levou a destruição da civilização micênica e deu origem a um novo momento na história da Grécia antiga.
A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu. Ela também é chamada de minoica em razão do lendário rei Minos, que teria fundado tal civilização. Já a civilização micênica estruturou-se na parte continental, em torno da cidade de Micenas, localizada próxima a Atenas.
O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. Compreendido entre os séculos V e IV a.C., o período clássico é entendido como uma das fases mais significativas da história grega para a civilização ocidental.