Os principais avanços de Erikson em relação a outros teóricos da Psicologia residem na compreensão de que o desenvolvimento humano é um processo contínuo que não se encerra na adolescência, mas perpassa a vida adulta até a velhice e que ele não é resultado apenas de fatores biológicos, mas da articulação desses com ...
Como a formação da identidade é caracterizada na teoria psicossocial de Erik Erikson (1902-1994)? a) A formação da identidade é um processo integrador das transformações sexuais, das exigências pessoais e das expectativas em relação ao futuro.
A imagem que o adolescente compreende que o outro significante faz dele é extremamente importante no processo de constituição de sua identidade, uma vez que essa imagem do outro significante representa sua própria autoimagem.
Há diversos benefícios da proximidade entre a família e a escola, um deles é poder juntos, alinhar as expectativas, por meio de um diálogo aberto, pois afinal, o objetivo comum dessa relação é oferecer a criança boas condições de desenvolvimento e aprendizagem.
A especificidade do trabalho na creche Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. O objetivo é que eles se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.
A partir de seus estudos, Stuart Hall distingue três concepções de identidade do ser humano: o sujeito do Iluminismo, que é o indivíduo centrado e dotado de capacidades de razão; o sujeito sociológico, presente no mundo moderno e que não é independente, uma vez que se forma pela relação que estabelece com os outros; e ...
Ver também
. a identidade social positiva está ligada à comparação positiva que o indivíduo faz de grupos aos quais se vincula; ... quando a identidade social for insatisfatória, o indivíduo abandona o seu grupo e busca vinculação em outros grupos.
O sujeito é objetificado pelo capitalismo, tornando-se apenas o que ele consome, e não mais o que ele é. Na lógica da modernidade líquida, o sujeito é aquilo que ele consome. ... Como esse prazer é rapidamente passageiro, o sujeito sente a necessidade de buscá-lo constantemente, na tentativa de alcançar a felicidade.
Da mesma perspectiva que Bauman, mas interessado na identidade cultural, Stuart Hall (2006) apresenta o conceito do que denomina "identidades culturais" como aspectos de nossas identidades que surgem de nosso "pertencimento" a culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas e, acima de tudo, nacionais.
Pertencimento é quando uma pessoa se sente pertencente a um local ou comunidade, sente que faz parte daquilo e consequentemente se identifica com aquele local, assim vai querer o bem, vai cuidar, pois aquele ambiente faz parte da vida dela, é como se fosse uma continuação dela própria.
Pertencimento, ou o sentimento de pertencimento é a crença subjetiva numa origem comum que une distintos indivíduos1. Os indivíduos pensam em si mesmos como membros de uma coletividade na qual símbolos expressam valores, medos e aspirações. Esse sentimento pode fazer destacar características culturais e raciais.
Outra maneira de despertar o sentimento de pertencimento no colaborador é mantê-lo motivado. Abrir a escuta e incorporar uma cultura dialógica também pode motivar o colaborador a se envolver mais em seu trabalho.