Neste momento a maioria dos bebês toma 180ml a cada 4 ou 5 horas. Alguns médicos recomendam esperar para dar suco de frutas ao bebê até que possam segurar um copinho. Outros aconselham que comece com suco dos 4 a 6 meses, mas deve limitar o suco a poucos ml por dia.
A partir dos 6 meses a criança pode iniciar com qualquer fruta! Não há regra. O ideal é oferecer frutas orgânicas, por serem mais saudáveis e não conter agrotóxicos.
Bebês abaixo de 6 meses não devem receber sucos de fruta. Sucos de fruta diluídos (uma parte de suco para 10 partes de água) podem ser oferecidos à criança com as refeições após os 6 meses.
A maça e pera devem ser dadas a eles sem o talo, pois nele há uma substância prejudicial ao intestino do cão. A goiaba, o figo, ameixa e caqui podem ser oferecidas sem restrições. As frutas cítricas como laranja e mexerica fazem mal ao estômago do bichinho e elas também podem soltar o intestino como no caso do mamão.
Sucos de frutas para bebês de até um ano de vida não são recomendáveis, segundo a Academia Americana de Pediatria.
As frutas introduzidas foram maçã, banana, mamão e pêra. Segundo o dr. Toma, qualquer tipo dessas frutas pode ser oferecido, entretanto, os bebês costumam aceitar melhor a maçã Argentina, a banana Prata, a pêra Willams e o mamão Papaya. 5.
A fruta: Cerca de 4-7 dias depois da introdução da primeira sopa (ou seja, pouco depois dos 4 meses de idade quando a iniciou logo aos 4 meses, ou mais tarde, nos outros casos) pode também dar ao bebé, após a sopa ou a papa, uma sobremesa de fruta natural como a pêra, maçã ou a banana.
Papinha de mandioquinha, beterraba e frango Em uma panela, adicione o óleo vegetal e refogue a cebola e o frango. Após estar douradinho, acrescente os legumes picados, coloque água e deixe cozinhar até que os legumes fiquem bem macios e com uma quantidade reduzida de caldo.
Uma boa dica é oferecer a papinha para o bebê na primeira semana cada dia de um sabor e ver o que mais agrada....Dica Para a Primeira Papinha
Apresentação dos primeiros alimentos sólidos ao bebê
Coloque pouco ou nenhum sal na comida e vá usando temperos como cebola e alho aos poucos, para o bebê ir se acostumando. Seu objetivo é que ele aprenda a comer as mesmas coisas que o resto da família logo e que tenha hábitos alimentares saudáveis. Capriche em ervas, que dão sabor interessante à comida.
A papinha NUNCA deve ser iniciada antes dos 4 meses de vida. Até lá, o melhor e mais completo alimento é o leite materno, podendo ser usada fórmula infantil em casos especiais (sempre sob orientação médica).
Receitas de papinha de bebê
Mesmo sendo industrializadas, as papinhas são seguras e saudáveis. A maioria dos alimentos industrializados recebem adição de conservantes sintéticos, corantes, espessantes, açúcares, gorduras ou outras substâncias artificiais que devem ser evitadas na dieta dos bebês.
Prefira temperar a comidinha com alho, cebola, salsão, salsinha, cebolinha e outras ervas. Algumas gotas de azeite no final também melhoram o sabor. Dependendo da papinha, você pode até ralar um queijo. Não use temperos picantes, como pimenta, páprica e curry.