No mundo, os pontos cardeais são representados pela letra de cada ponto em inglês. O Norte (North): N, O Sul (South): S, O Leste (East): E, O Oeste (West): W. É possível observar esses pontos na rosa dos ventos, uma vez que ali estão os pontos colaterais e subcolaterais.
O mapa pode estar na direção Norte, Sul, Leste ou Oeste. E para nos dizer o tamanho da área que o mapa está indicando, temos a escala. Ela estabelece a proporção entre o tamanho real e o tamanho da área no mapa. As escalas podem ser pequenas ou grandes.
Como achar o Norte no Google Maps (e outros pontos cardeais)
Gire seu corpo até que a agulha do compasso esteja alinhada com a seta-guia acima do painel (bem como a seta comum). Agora você está de frente para o norte magnético. Para encontrar o norte verdadeiro, vire o painel para a mesma magnitude e direção do valor de sua declinação.
A orientação do Google Maps é sempre a mesma, seja nos modos Satélite ou Mapa. O norte está na parte superior da tela e o sul na parte inferior.
Dica: Para evitar confusões, defina o Norte verdadeiro somente após começar a modelagem com o Norte do projeto alinhado com o topo da área de desenho e após receber coordenadas de pesquisa confiáveis. Na planta do terreno, um símbolo de anotação Seta Norte indica a direção do Norte Verdadeiro.
Abra o Google Earth. Aponte para uma seta direcional na bússola. Clique com o botão esquerdo do mouse e mantenha-o pressionado. Em seguida, solte o botão quando você chegar na parte do mundo que deseja ver.