De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o normal é que cada ejaculação tenha de 1,5 a 5 ml de sêmen. E, para ser considerado fértil, esse sêmen deve conter, no mínimo, 15 milhões de espermatozoides por ml, podendo chegar a 300 milhões.
O que fazer para engravidar mais rápido
Portanto, o que a maioria dos casais que nos procuram querem saber é sobre as chances de sucesso na primeira tentativa. Antes dos 35 anos de idade da mulher, um casal sem nenhum problema de fertilidade, têm a chance de engravidar naturalmente a cada ciclo de ovulação em torno de 20%.
“Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer, especialmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação”. Depois da ovulação, a gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou as trompas de falópio, não podendo ser fecundado.
10 fatores que conspiram contra a fertilidade dos homens
Mulheres abaixo do peso ideal podem apresentar dificuldades de fecundação por falta de nutrientes e vitaminas necessárias, além de problemas no ciclo menstrual, já que é necessário valores próximos de 22% de gordura corporal para o sistema ideal de ovulação e reprodução.
R: As principais causas de infertilidade feminina são disfunções na ovulação (fator ovulatório), alterações nas tubas (fator tubário) e no útero (fator uterino). Outra causa importante de infertilidade é a endometriose, doença cada vez mais freqüente em nosso meio.
Vamos explicar aqui sobre cinco das principais doenças que podem comprometer a fertilidade feminina, seus diagnósticos e possíveis tratamentos:
Como se trata de uma infecção em um canal muito próximo ao útero, local onde ocorre a fecundação e então a gravidez, sim é possível que a infecção atrapalhe a engravidar. Atrapalha mas não pelas bactérias e sim pelos problemas que esta infecção possa vir a trazer como a dor por exemplo.
Quando a menstruação é irregular e ocorrem atrasos, a ovulação é rara. Em tratamentos para infertilidade, a ovulação é acompanhada por meio de ultrassom transvaginal. Dosagens hormonais: Os principais hormônios envolvidos no ciclo menstrual são FSH, estradiol, LH, e progesterona.
Para calcular o período fértil, a mulher deve ter em consideração os últimos 3 ciclos e anotar os dias em que ocorreu o primeiro dia da menstruação, determinar o intervalo entre esses dias e calcular a média entre eles.