As melhores frutas para grávidas
O consumo exagerado de macarrão instantâneo, tipo miojo ou cup noodles, faz mal a saúde devido ao alto teor de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, o macarrão é frito antes de ser embalado, o que permite que ele fique pronto mais rápido, e isso ainda favorece o aumento de peso.
“Os desejos são causados por hormônios durante a gestação. Nada acontece ao bebê se a mãe não comer o que deseja”, complementa. Mito. “A grávida sofre um aumento de apetite por ação da progesterona, mas não precisa comer por dois”.
Estudos revelam que os desejos podem ser reflexos das carências nutritivas do bebê, transmitidos via placenta até o cérebro da mãe. "Se o bebê necessita de carboidrato, a mensagem será levada ao cérebro da mãe, que irá interpretar esse sinal em formato de algum alimento com carboidrato", revela a ginecologista.
Os desejos de gravidez são vontade impulsivas, quase incontroláveis, de comer um alimento com sabor ou textura específicos, ou combinar alimentos que geralmente não são consumidos juntos, manifestando-se com mais frequência a partir do segundo trimestre e diminuindo durante o terceiro trimestre de gravidez.
Os desejos na gravidez podem ser causados por flutuações nos hormônios, ou o corpo pode estar pedindo por vitaminas ou nutrientes que estão em falta. Se a gestante está com vontade de comer azeitonas salgadas, por exemplo, pode ser que o organismo queira que você aumente sua ingestão de sódio.
O HCG (gonadotrofina coriônica humana) e o progesterona, hormônios que regulam as funções da gravidez, alteram o organismo – e o apetite – da mulher grávida. Para completar, a falta de alguns nutrientes também desperta vontades específicas. “Existem desejos comuns, como comer morango e jaca.
No primeiro trimestre é bastante comum o desejo por comidas ácidas, como picles e sucos de frutas cítricas. Interessantemente estas comidas ajudam a combater os enjoos! As mudanças hormonais também diminuem o pH da boca e podem provocar salivação excessiva.
Seja por ansiedade ou pelas próprias mudanças hormonais, é comum que as futuras mamães sintam uma vontade incontrolável de comer doces. Isso, somado ao aumento natural da fome, pode causar grandes problemas à gestante. A sensação é normal, mas o impulso de assaltar a despensa deve ser controlado.
Tudo isso por causa das alterações hormonais e a maior sensibilidade das papilas gustativas e olfativas. A saliva da grávida pede alimentos mais cítricos e temperos mais fortes, por isso o limão é bem visto e ajuda a combater a sensação de náusea.
O limão é uma fruta cítrica, rico em vitamina C e seu consumo durante a gravidez é absolutamente seguro.
É só bater tudo no liquidificador.
O suco de beterraba e cenoura para anemia na gravidez é uma ótima forma de complementar o tratamento da doença, porque a beterraba é boa para repor o ferro e a cenoura contém vitamina A, que ajuda no desenvolvimento do feto.