Doenças transmitidas pelos nematelmintos
Os nematelmintos (do grego nematos: 'filamento', e helmin: 'vermes') são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades. Muitas espécies são de vida livre e vivem emambiente aquático ou terrestre; outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano.
Planária, tênia e esquistossomo são os representantes mais conhecidos do Filo dos Platelmintos (Platyhelminthes). São animais invertebrados de corpo alongado e mole, achatados dorsoventralmente.
Platelmintos
O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais.
Possuem o mesoderma, uma terceira camada de tecidos localizada entre a epiderme e o revestimento interno do intestino. O mesoderma dá origem aos órgãos e sistemas diferenciados, como os músculos, o sistema reprodutor e o sistema excretor.
Seu corpo é formado por três folhetos germinativos (ectoderme, mesoderme e endoderme), portanto, são considerados triblásticos. São animais acelomados (não possuem celoma) e apresentam simetria bilateral.
3) UFPR - Qual a sentença correta para definir o Phylum Platyhelminthes? a) Diploblásticos, bilatérios e acelomados.
Os platelmintos podem ser carnívoros ou herbívoros, com algumas espécies parasitas apresentando hábitos onívoros, já que se alimentam da matéria orgânica consumida pelo hospedeiro em que estão. Platelmintos de vida livre se alimentam geralmente de pequenos vermes e organismos invertebrados.
Seu ciclo de vida exige de um até três ou mais hospedeiros intermediários, que podem ser invertebrados ou vertebrados. Alimentam-se de partículas presentes no trato intestinal do hospedeiro. Essas partículas penetram em seu organismo através da superfície corpórea.
As planárias Locomovem-se com ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros exemplos. ... O intestino da planária é bastante ramificado e atua digerindo os alimentos e distribuindo para as demais partes do corpo.
Partindo desde a alimentação herbívora à carnívora, os platelmintos possuem diversos tipos de alimentação. No caso dos vermes a alimentação ocorre de acordo com a parte do corpo do hospedeiro que estão. Os animais de vida livre se alimentam de pequenos organismos e vermes de pequeno porte.
O tubo digestório dos platelmintos é incompleto pois não possuem ânus, ou seja, o alimento entra pela boca e o que nao é digerido sai também pela boca. Os nematelmintos possuem o tubo completo, o alimento entra pela boca e o que não é digerido é liberado pelo ânus.
Resposta. A excreção é feita através dos protonefídeos que possuem células terminais multiciliadas denominadas células-flama. Isto é excretam amônia e não ureia como os mamiferos.
Filo Platyelminthes – nos platelmintos, a remoção das excretas é realizada por protonefrídios, formando um sistema de túbulos interconectados a duas redes tubulares laterais coletoras de excrementos, coletados e eliminados para o exterior do organismo (saindo pela boca), devido ao fluxo de água causado pelo batimento . ...
O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais.
As células-flama são estruturas típicas de animais dos filos Platyhelminthes. ... Elas tem como função filtrar os fluidos presentes entre as células do parênquima, remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados (como a amônia) do metabolismo celular e conduzir os resíduos para os poros excretores.
O intestino é bastante ramificado, o que facilita a distribuição do alimento digerido. O que não é utilizado na digestão é eliminado pela boca. ... As tênias não possuem sistema digestório, se alimentam por difusão, absorvendo os nutrientes pré-digeridos do hospedeiro.
apesar de serem bastante conhecidos por causarem doenças no homem, apenas 20℅ dos platemintos são parasitas. como exemplo de platelminto parasita do homem, podemos citar: (a) Planária (b) Tênia (c) lombriga (d) oxiúros (e) sanguessua Mim ajudem pfvr.