A análise do fit cultural é a forma pela qual um recrutador pode medir se as crenças e valores de um candidato estão alinhadas com a cultura organizacional da empresa. Pode ser realizada através de perguntas estruturadas.
4 dicas para se preparar para um teste de lógica no processo seletivo
O que é um teste de Fit cultural? O Fit Cultural é o alinhamento entre os valores e características do profissional e da empresa. Ou seja, ele é a base utilizada para medir se o candidato se encaixa perfeitamente no ambiente de trabalho ao qual a empresa deseja inseri-lo.
Chamamos de teste de fit cultural as avaliações e metodologias aplicadas para que a empresa possa garantir que os objetivos, valores e a personalidade do profissional estão alinhados com a cultura organizacional.
Considerando a necessidade de contratar alguém com um perfil alinhado ao da organização, a entrevista de cultura é uma ferramenta indispensável. Essa entrevista tem o objetivo de analisar o fit cultural de quem se candidatou à vaga. Por esse motivo, as perguntas feitas envolvem mais que os dados do currículo.
Quais são as principais perguntas que compõem o fit cultural?
O termo fit, que em bom português poderia ser traduzido como “encaixe”, tem a ver com a forma como o candidato a determinado cargo se encaixa ou não na cultura organizacional de uma empresa.
Conheça os 7 fatores que mais influenciam no clima organizacional
7 fatores que influenciam o clima Flexibilidade – Quanto os funcionários se sentem livres para inovar. Responsabilidade – Senso de responsabilidade para com a empresa. Padrões – Níveis de padrão/processos definidos na empresa. Recompensas – Quanto as recompensas recebidas são vistas como corretas.
A cultura organizacional não é um instrumento que serve apenas para humanizar a empresa. Ela precisa apresentar resultados quanto à melhoria da produtividade e do lucro da organização. Assim, por meio dela, é possível ter um diferencial de mercado, atrair bons resultados e oferecer os melhores produtos e serviços.
A cultura organizacional também tem impacto na formação da equipe, bem como na atração e na retenção de talentos. Empresas com uma cultura sólida costumam apresentar um bom ambiente de trabalho, além de maior engajamento e motivação dos colaboradores.