Economias regionais
Tem como principal atividade a extração de minérios e vegetais. A economia da região Norte é baseada nas atividades de extrativismo mineral e vegetal, agropecuária, pecuária e turismo.
A economia baseia-se na produção agrícola, com o cultivo predominantemente de palmito, extraído do babaçu, árvores das quais se extrai também as sementes para a produção de óleos utilizados em cosméticos e aparelhos. A agricultura é orientada principalmente para a produção de algodão, cultivo de cana-de-açúcar e arroz.
Quais as principais atividades economicas das cinco regioes do brasil? Centro-Oeste – Pecuária e agricultura. Norte: Extrativismo. Nordeste: Petroquímicos, agricultura e pecuária são prejudicadas por causa das secas.
Segundo esse indicador, a região Sudeste foi a que apresentou o maior crescimento (em comparação com o trimestre imediatamente anterior), de 1,1%, seguido pela região Norte (0,9%).
A economia da região nordeste é formada pelas atividades agropecuária e industrial e pelo turismo e comércio. Com mais de 56 milhões de habitantes, a região é pioneira no cultivo de cana de açúcar e responsável pela produção de milho, algodão, arroz, soja, cacau e frutas para exportação.
Soja, milho, trigo, arroz, tabaco, uva, maçã, cana-de-açúcar, mandioca, feijão e erva-mate são os destaques da agricultura da Região Sul. Também possui produções relevantes de laranja, aveia, cevada, pêssego, figo, cebola, alho, tangerina, caqui e morango.
A economia da Região Sul do Brasil é distribuída nos setores de agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços. A região é responsável por 16,2% do PIB (Produto Interno Bruto Nacional), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Dentre as principais atividades industriais desenvolvida na região sul, pode-se citar: alimentos, roupas, calçados, vinhos e etc. No quesito da expectativa de vida pode - se ver que a região Sul apresenta uma maior taxa de expectativa de vida quando comparada com outras regiões brasileiras.
Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral. Indústrias de equipamentos – são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo. Exemplos: siderurgia, petroquímica, etc.
Entre os principais setores da indústria que têm contribuído para esse crescimento, estão: Indústria de Alimentos: com destaque para a indústria de esmagamento e processamento de soja, indústria de ração animal, indústria frigorífica (tanto carne bovina quanto a suína e de frango) e a indústria de laticínios.
Alguns dos mais importantes ramos industriais da região são: as automobilística (com mais força em São Paulo), siderúrgica (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo), petroquímica (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), navais (Rio de Janeiro) petrolífera ( Rio de janeiro e Espirito Santo).
A industrialização se concentrou na principalmente na região SUDESTE do país nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro porque as indústrias procuravam lugares perto onde havia bastante concentração de pessoas (nas metrópoles principalmente) para que tivessem bastante funcionários e uma região com grandes consumidores!
A região Sudeste vivencia até hoje a concentração industrial por conta do número elevado de mão de obra e dinheiro em caixa, devido ao lucro da cafeicultura. ... As indústrias da Região Sudeste fabricam desde alimentos, aviões, equipamentos elétricos, até navios, automóveis, e etc.
Assim, a concentração industrial no sudeste pode ser explicada pelo fato de termos um contigente populacional muito grande, isso implica em boa qualidade de mão de obra, além disso possui portos de grande porte, foi uma das primeias regiões a ter energia elétrica e também estradas adequadas para transporte.
Resposta: A industrialização do Sudeste, região de maior destaque industrial e econômico do Brasil, ocorreu a partir do declínio do café, por volta de 1920. A Região Sudeste é a principal do país, sua importância está em seu destaque industrial e econômico.
4 - Por que, analisando-se o emprego formal na atividade industrial no Brasil por regiões, ele é um indicador da concentração industrial na Região.
Resposta: Pois muitas empresas deixaram a região, e principalmente o Estado de São Paulo por regiões mais baratas de se produzir, mas ainda assim o sudeste e o Estado de SP, ainda concentram a maior parte da produção industrial do Brasil.
Esta expressão era usada pois varias empresas deixaram o estado de São paulo por regiões mais baratas de se produzir.
Resposta. São três os fatores que favoreceram o surgimento das indústrias na região sudeste, basicamente vinculados à produção cafeeira decorrente da: Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.