Gliose significa "cicatriz" no tecido cerebral e microangiopatia significa doença das pequenas artérias cerebrais. Dessa forma, a gliose por microangiopatia significa comprometimento cerebral crônico por doença das pequenas artérias e indica lesões que já aconteceram, então não tem cura.
O tratamento das lesões de gliose ou microangiopatia é, basicamente, o bom controle dos fatores de risco cardio e cerebrovasculares associados (doenças crônicas cardíacas, circulatórias em geral, transtornos do sono, obesidade) e evitar-se hábitos de vida correlacionados.
Microangiopatia, também conhecida como leucoaraiose, é um conjunto de achados sugestivos de lesões isquêmicas na substância branca cerebral, mais comumente encontrados em pacientes diabéticos e/ou hipertensos, e, caso haja comprometimento extenso, pode cursar com dano cognitivo que costuma se manifestar mais ...
Leucaraiose é uma imagem na tomografia, na área central do cérebro (substância branca) relacionada a processo de pequenos vasos sanguíneos, muito comum em pessoas de idade avançada e/ou portadoras de doenças vasculares, sem uma importância clinica evidente.
A doença de Binswanger é condição clínica causada por múltiplos infartos na substância branca frontal, levando a demência, distúrbios de marcha e incontinência urinária.
A sobrevida média após o diagnóstico varia de 3 a 12 anos, sendo que aproximadamente em quatro anos os pacientes apresentam dependência significativa. Casas de repouso são os locais mais comuns de mortes, portanto sendo importantes para o cuidado terminal.
Sintomas de demência variam, dependendo da causa, mas os mais comuns incluem: