A Arte Barroca é conhecida pelos detalhes, requinte e elegância exagerados. Desenvolveu-se no século XVII em uma época bastante significativa para a civilização no Ocidente, pois nesse momento ocorriam grandes transformações que revolucionaram a sociedade vigente.
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. ... O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do barroco mineiro. Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel como mecenas na arte colonial.
O Barroco no Brasil surgiu durante os primeiros anos de colonização dos portugueses. Introduzido pelos jesuítas, o objetivo principal do movimento artístico no território conquistado era catequizar os índios por meio das artes.
Características da Pintura Barroca
Resposta. Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.
Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.
A pintura apresenta diversas características desse período, o qual buscava a pureza e a harmonia das formas. Inspirados na artes greco-romana e renascentista, o realismo, o racionalismo das obras e o equilíbrio das cores foram essenciais para disseminar esse estilo nas artes plásticas.
As caraterísticas do arcadismo refletem a simplicidade por meio da exaltação na natureza proposta pelos arcadistas. Dessa forma, os escritores árcades estavam preocupados em demostrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos.
São características do Arcadismo: a) Relato do cotidiano e nacionalismo. ... A valorização do modo de vida simples, pastoril, que consiste no bucolismo, é uma característica marcante no Arcadismo. Além disso, o conjunto de obras árcades também revela uma forte idealização da mulher amada.
A Linguagem do Arcadismo é racional, clássica e sem rebuscamento, ou seja, adota um vocabulário simples. ... As principais características do arcadismo são: o retorno ao clássico (cultura greco-romana), o bucolismo, o pastoralismo, a idealização amorosa e a escolha de temas cotidianos e relacionados com a natureza.
O Arcadismo propõe uma literatura compromissada com a simplicidade. Nesse sentido, os escritores valorizam quatro palavras, que constituem o ideário árcade: clareza, razão, verdade e natureza.
3-O Arcadismo propõe uma literatura compromissada com a simplicidade. ... Além disso, os poetas Árcades também defendiam os ideais iluministas, a exemplo da liberdade e da autonomia, realizando uma crítica dir7eta à nobreza e também ao clero, sendo que estes viviam no topo da pirâmide social, "sugando" a população geral.
O que é Arcadismo: O Arcadismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no século XVIII. O movimento foi caracterizado pela valorização da vida bucólica, vivida no campo e com simplicidade. O Arcadismo também valorizava muito os elementos da natureza.
O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.