Para fazer o cálculo você precisa saber o tipo de carga a ser transportada, o número de eixos carregados do veículo e a distância a ser percorrida. A partir da multiplicação desses dados você obterá o valor do piso mínimo a ser cobrado para o transporte da carga em questão.
Para calcular o volume de massa a transportar dentro da obra, é possível concluir que será a área da pista de rolamento pela espessura da camada, sendo: m² x 0,03 m = 1.
Um talude na proporção 3:2, significa que a cada 2 metros de avanço no plano horizontal teremos 3 metros na vertical. Importante: % não indica o ângulo de inclinação, por exemplo, 100% de inclinação equivale a 45° que seria a proporção 1:1.
Para calcular o volume de uma fatia, e necessário calcular a média das áreas de duas seções e multiplicar pela distância entre as seções. Áreas utilizadas para este cálculo trata-se das áreas delimitadas entre o terreno natural (Levantamento Topográfico) e o platô do Projeto de terraplenagem.
O ângulo de talude é normalmente medido em graus a partir do plano horizontal. As paredes da cava devem permanecer estáveis durante toda a vida útil da mina.
Quais são os tipos de Talude? Os taludes podem ser distinguidos em dois tipos: – Natural, que é aquele que foi formado naturalmente pela natureza, pela ação geológica ou pela ação das intempéries (chuva, sol, vento). – Artificial, que é aquele que foi construído.
O talude nada mais é do que um terreno inclinado que serve como base de sustentação ao solo. Ele pode ser encontrado de origem natural (criado pela natureza) ou artificial (feito pelo homem).
CORTE E ATERRO: Talude de corte é aquele que se forma como resultado de um processo de corte, de retirada de material. Talude de aterro é aquele que se forma como resultado da deposição, da terraplenagem e de botas-fora.