Para conhecer a sua realidade atual e ter dados para realizar o seu planejamento, o DataSebrae é a sua principal referência. ... Ele apoia empreendedores, empresas e iniciativas públicas. Traz ainda informações sobre os pequenos negócios brasileiros e seu ambiente legal.
Destacamos abaixo cinco das principais causas de fechamento de uma empresa.
Desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, 716.
A fonte de sobrevivência de qualquer empresa são os seus consumidores. Os consumidores de uma determinada empresa são importantíssimos pois eles que geram capital para que a empresa possa de fato funcionar.
A pesquisa realizada pelo Sebrae em 2016, com empresas criadas em 2011 e 2012, mostra que as principais dificuldades enfrentadas no primeiro ano de atividade foram: falta de clientes (16%), falta de capital (16%), falta de conhecimento (12%), mão de obra (10%), imposto/ tributos (10%), inadimplência (6%), concorrência ...
Segundo dados do Sebrae, as empresas culpam a falta de clientes, a alta carga tributária, ausência de capital de giro e problemas pessoais, como brigas entre os sócios, pela falência. Quem é empreendedor sabe que não existe fórmula mágica para um negócio dar certo.
Veja, a seguir, as 15 dicas para alcançar o sucesso na sua primeira empresa:
Um dos principais fatores que levam uma empresa quebrar é a falta de dinheiro. Não tem como uma empresa sobreviver se não tiver dinheiro. Essa falta de dinheiro pode acontecer por diversos fatores, mas a principal é a ausência de gestão financeira.
Conforme previsto em Lei, é dever do empresário requerer a própria falência, sendo assim, o descumprimento pode acarretar graves consequências ao empresário. Como falamos à cima, nesse caso os bens do devedor são preservados, contanto que formalize a falência e que não seja comprovada nenhuma fraude na empresa.
Você acha que uma empresa que gera lucros mensais pode quebrar? Pois bem, por mais estranha que pareça, a resposta para essa pergunta é sim. E o responsável por esse fato chama-se ciclo financeiro.
Minha empresa vai falir: o que fazer? Passo a passo
Como falir uma empresa em 10 dias
Caso a massa falida (empresa) venha realmente a fechar as portas, e não pague ao funcionário os seus direitos, é preciso que este procure imediatamente um advogado trabalhista em ou sindicato, para solicitar uma demissão em juízo, e tentar assegurar que suas verbas rescisórias sejam pagas.
Decretada a falência, a primeira medida é o afastamento do gestor da empresa falida, a qual passa a ser controlada por um administrador judicial. Passa-se, então, a fazer a análise de quais são os bens da empresa e de quais são as suas dívidas.
No entanto, mesmo que os bens tenham se esgotado, as obrigações da empresa falida só se encerram se houver o pagamento de todos os créditos, ou se, depois da realização do ativo, houver ocorrido o adimplemento de mais de 50% dos créditos quirografários.
Em outras palavras, falir significa declarar não ter condições de pagamento das dívidas da empresa permitindo a arrecadação dos bens restantes para pagamento dos credores. Quando a falência é decretada, o empresário administrador se afasta e é iniciado um processo de verificação das dívidas e dos bens.
Então, confira o que você pode fazer desde já:
Utilizar dinheiro da empresa cotidianamente, por exemplo. Isso pode ser inclusive a causa do rombo financeiro. Mas só se deve usar o crédito pessoal como salvação se seu negócio tem capacidade de prosperar a longo prazo. Mais uma vez, é o planejamento que vai fazer toda a diferença.