Calibrar e configurar o espectrofotômetro
A espectroscopia é o estudo da interação entre a radiação eletromagnética e a matéria. Os fenômenos físico-químicos que são objeto de estudo se caracterizam como interações (reflexão, refração, espalhamento elástico, interferência e difração) ou alterações nos níveis de energia de moléculas ou átomos.
Se você fizer a luz do Sol incidir sobre um CD, irá “partir” a luz do Sol, formando o seu espectro de cores: violeta, índigo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Se misturarmos estas cores, obtemos o branco. O Sol parece amarelo por causa da atmosfera da Terra.
A luz é um movimento ondulatório que possui frequências muito altas (cerca de 1014 hertz) e cada cor que compõe a luz branca possui uma frequência diferente.
Arco-íris dos comprimentos de onda. O Sol emite uma pluralidade de ondas eletromagnéticas, de ultravioleta distante (FUV) como raios gama (maior frequência) às ondas de rádio (frequências mais baixas), por meio os raios-X, raios ultravioletas, luz visível, raios infravermelhos, micro-ondas.
Em termos de comprimentos de onda, a radiação solar ocupa a faixa espectral de 100 nm a 3 000 nm (3 μm), tendo uma máxima densidade espectral em torno dos 550 nm, comprimento de onda que corresponde sensivelmente à luz verde-amarelada.
O Sol é a fonte de energia que controla a circulação da atmosfera. O Sol emite energia em forma de radiação eletromagnética, da qual uma parte é interceptada pelo sistema Terra-atmosfera e convertida em outras formas de energia como, por exemplo, calor e energia cinética da circulação atmosférica.