Os mais comumente empregados são o fentanil, alfentanil, sufentanil e a morfina. O uso concomitante de opioidesreduz a necessidade de outros hipnóticos. Os benzodiazepínicos (BZD) são as drogas mais amplamente utilizadas na UTI.
O uso de protocolos para sedação é recomendado. Grau de recomendação: C. Os principais sedativos utilizados nas UTIP incluem os benzodiazepínicos, cetamina, propofol, clonidina, barbitúricos, clorpromazina e hidrato de cloral. Os benzodiazepínicos são os sedativos mais utilizados em UTI.
Os representantes deste grupo são:
Cinco drogas são comumente usadas para indução da anestesia: propofol, cetamina, etomidato, tiopental e midazolam.
Fentanil® é indicado: Para analgesia de curta duração durante o período anestésico (pré-medicação, indução e manutenção) ou quando necessário no período pós-operatório imediato (sala de recuperação);
Apesar dos efeitos colaterais, o Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em adultos e crianças a partir dos 3 anos de idade. O medicamento também pode ser utilizado para sedação de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estejam em ventilação mecânica.
O midazolam injetável é indicado para induzir o sono em pacientes adultos, pediátricos, incluindo recém-nascidos, sendo utilizado exclusivamente em ambiente hospitalar como sedativo antes e durante procedimentos diagnósticos ou terapêuticos com ou sem anestesia local; pré-medicação antes da indução da anestesia para ...
Fentanila é indicado no tratamento da dor crônica e da dor de difícil manejo que necessite de analgesia com opioides, que não pode ser tratada com combinações de paracetamol-opioides, analgésicos não esteroides ou com opioides de curta duração.
O propofol parece ter um perfil farmacológico mais seguro neste sentido, mas seu uso em altas doses ou por períodos prolongados também pode ser problemático. A dexmedetomidina, um alfa-2 agonista, surge como uma alternativa.
A causa da morte - que foi considerada homicídio - foi estabelecida como "intoxicação aguda por propofol", um poderoso anestésico de ação rápida utilizado para induzir pacientes à anestesia geral antes de cirurgias, combinada a "efeitos de benzodiazepina", um psicotrópico que produz efeitos sedativos e hipnóticos, e de ...
O médico de Michael, Conrad Muray, cumpre uma pena de quatro anos de prisão depois de ter sido condenado em 2011 por homicídio culposo, por ter administrado uma dose excessiva de propofol para aliviar a insônia crônica do artista.
Usualmente são prescritos no tratamento de quadros agudos de ansiedade, transtorno de humor, insônia, crises convulsivas e outras condições relacionadas ao sistema nervoso central.
Os benzodiazepínicos agem no sistema de neurotransmissão gabaérgico, facilitando a ação do GABA. Como esse neurotransmissor é inibitório, essas drogas acentuam os efeitos inibitórios do sistema nervoso central, provocando efeito depressor.
O midazolam é considerado 1,5 a 3,5 vezes mais potente que o diazepam.
Os principais efeitos farmacológicos dos benzodiazepínicos são: redução da ansiedade e da agressão, sedação e indução do sono, redução do tônus muscular e coordenação e ação anticonvulsivante.