EQST

Quais Os Problemas Causados Pelo Lixo Radioativo No Ambiente De Trabalho?

Quais os problemas causados pelo lixo radioativo no ambiente de trabalho?

Por conter elevadas quantidades de substâncias altamente tóxicas, o menor volume de lixo radioativo descartado incorretamente, sem seguir as normas de segurança e de preservação ambiental, pode ocasionar a contaminação e a degradação da área de contágio.

Como são descartados os lixos radioativos?

Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo que varia de 50 a 300 anos. No Brasil, este tipo de descarte é realizado nas mineradoras e em institutos energéticos.

Qual é o destino do lixo nuclear?

Nesses locais, o lixo nuclear deve ficar isolado por períodos que variam de 50 a 300 anos. Por sua vez, resíduos de alta radioatividade, como restos de combustível nuclear e rejeitos oriundos da extração de plutônio, devem ser colocados em piscinas de resfriamento junto aos próprios reatores das usinas.

Qual o perigo do lixo atômico para o meio ambiente?

Estima-se que sejam gerados cerca de 10 mil toneladas de lixo atômico no mundo anualmente, e esses resíduos necessitam de um cuidado muito especial no tratamento do lixo e no seu destino final, sob pena de causarem danos irreversíveis ao meio ambiente e a vida humana, com doenças e morte.

O que pode causar o lixo radioativo?

Impactos do lixo radioativo no meio ambiente O contato com lixo radioativo está diretamente associado ao desenvolvimento de variados tipos de câncer. ... Além disso, quando descartado em mares e oceanos, o lixo radioativo pode provocar morte imediata de várias espécies marinhas, desequilibrando o ecossistema como um todo.

O que se entende por lixo atômico?

O lixo nuclear, lixo radioativo ou lixo atômico é aquele produzido sobretudo pelas usinas nucleares. Elas produzem energia elétrica através de materiais radioativos, donde o principal elemento é o urânio.

Como é classificado o lixo atômico?

Existem três categorias de lixo atômico: resíduo de alto nível (HLW, de high level waste); resíduo de nível intermediário (ILW, intermediate level waste) e resíduo de baixo nível (LLW, de low level waste), indicando o grau de nocividade de cada resíduo atômico.

O que é lixo radioativo hospitalar?

E, consequentemente sérios danos à saúde das pessoas e ao meio ambiente. O resíduo radioativo hospitalar é qualquer material provenientes de locais como hospitais, clínicas radiológicas, que contenha radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na CNEN NE-6.

Qual a cor do saco de lixo utilizado no ambiente hospitalar?

- Saco de cor branca com simbologia de infectante para o Grupo A4; Saco de cor vermelha com simbologia de infectante para o Grupo A3.

Para que serve cada cor de saco de lixo?

Laranja: utilizado para descarte de resíduos perigosos; Preto: para descarte de resíduos gerais não recicláveis; Branco: são indicados para a coleta seletiva de resíduos de serviços de saúde; Cinza: indicado para resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

Qual a forma correta de acondicionar os resíduos do Grupo A?

Os resíduos biológicos infectantes (grupo A) devem ser acondicionados em sacos brancos, contendo o símbolo universal de risco biológico (ver o item identificação) de tamanho compatível com a quantidade. Um lacre próprio para o fechamento deve ser colocado para evitar que o mesmo seja aberto.