Porque as estrelas piscam? Olhando para o céu à noite, podemos ver que o brilho das estrelas mudam: elas "piscam". Mas estrelas estão sempre emitindo a mesma luz. O piscar é provocado por mudanças no ar da atmosfera que a luz atravessa.
É comum dizer que as estrelas piscam, mas os planetas não. ... Isso é tão estreito que as correntes de vento com diferentes temperaturas e índices de refração distorcem a luz e fazem a estrela parecer piscar.
RZ Piscium
Quando a temperatura atinge valores de alguns milhões de graus Celsius, têm início as reações nucleares, em que átomos leves se fundem originando átomos mais pesados e uma enorme quantidade de energia: é a estrela que começa a brilhar!
Isso acontece por dois motivos: a distância da estrela e o tipo da estrela. ... Estrelas com maiores massas possuem também núcleos mais quentes e consequentemente mais reações químicas por segundo. Essas estrelas, por conta disso, brilham muito mais intensamente e morrem muito antes de estrelas que brilham menos.
Por que as estrelas brilham? A resposta curta é: a estrela brilha porque ela é muito quente. ... Mas qualquer objeto com temperatura de milhares de graus emitirá luz, assim como as estrelas emitem.
Não é possível ver estrelas durante o dia porque a luz do Sol é espalhada pela atmosfera da Terra, produzindo assim a luminosidade azul do céu diurno. Esta luminosidade nos impede de ver as estrelas durante o dia.
Sirius
alpha Canis Majoris
Lista das estrelas mais brilhantes