Você sabia que a coruja é o símbolo da Pedagogia e da Filosofia? ... Isso é devido à inteligência, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potentes da coruja. A coruja tem visão superior a do homem.
A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo. Na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria, tinha a coruja como símbolo. A palavra inglesa para definir coruja é owl. Os gregos consideravam a noite o momento propício para o pensamento filosófico.
Essas aves têm a boa visão como principal característica. Enxergam até cem vezes mais do que o ser humano. Além disso, possuem uma ótima audição. De porte pequeno, a Coruja-buraqueira possui uma cabeça redonda, tem sobrancelhas brancas, olhos amarelos, e pernas longas.
Dessa forma: Por cada hora que o macaco dorme, a coruja dorme 7 horas. Por cada 2 horas que o macaco dorme, a coruja dorme 14 horas. Por cada 3 horas que o macaco dorme, a coruja dorme 21 horas.
"Acabei de descobrir que as corujas dormem de bruços assim porque suas cabeças estão pesadas demais. ... "Mantendo as garras firmemente agarradas em um galho, as corujinhas deitaram-se de bruços, viraram a cabeça para o lado e adormeceram.
Existem dois tipos de pessoas no mundo: as corujas noturnas, que se sentem mais enérgicas depois do cair do sol, preferem fazer as suas tarefas pela noite dentro e deitam-se tarde, e os pássaros madrugadores, que levam a peito a máxima "Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer” e por isso, se sentem mais ...
A maioria das corujas se abriga em cavernas ou galhos de árvores durante o dia. Algumas espécies, como a buraqueira, escondem-se em buracos e tocas cavadas no chão. Outras ainda utilizam como "dormitório" torres de igrejas, telhados e forros de casas velhas.
Faz seus ninhos em cupinzeiros, buracos de tatu e buracos na areia em regiões litorâneas, costumando cavar túneis de até 2 metros e forrar o fundo com capim seco.
Por serem enormes, os olhos se destacam e, ao contrário dos olhos humanos, enxergam perfeitamente num noite escura, porque têm grande capacidade de dilatar a pupila, captando a maior quantidade de luz possível.
A expressão "onde a coruja dorme" é bastante conhecida no meio do futebol. É usada para indicar quando a bola chutada entra em um dos ângulos retos superiores da trave do gol.
As corujas tem olhos frontais, e o efeito é acentuado pelo fato de que seus bicos, ao contrário dos das outras aves de rapina, são desviados mais ou menos para baixo, para evitar que obstruam seu campo de visão. Elas tem um campo visual bem estreito de 110°, dos quais 60° a 70° é sobreposto.
Já o olho humano corresponderia a uma lente de 22,3 mm, com campo de visão em torno de 150 graus. No entanto, só vemos em foco uma área de apenas 10 graus. Toda vez que o olho troca de foco (entre um objeto e outro, por exemplo), o sistema nervoso deixa de receber informações visuais por cerca de 0,1 segundo.
Além de distinguir com muito mais clareza as diferentes nuances das cores, elas enxergam luz ultravioleta, recurso necessário para flagrar, lá do alto, o rastro de urina de pequenas presas.
Não existe nenhum ranking oficial, porque os cientistas nunca fizeram um estudo comparando a capacidade visual dos animais. Mas, tomando por base os diversos estudos isolados sobre a visão dos bichos, dá para apostar com bastante certeza: as aves de rapina são quem enxerga melhor no planeta.