Resposta: São sólidos duros e quebradiços na temperatura ambiente. Possuem altos pontos de fusão e de ebulição pois é necessário uma grande energia para quebrar a atração eletrostática entre os íons do retículo. ... Como a água também é polar, se torna uma bom solvente para compostos iônicos.
A maioria dos compostos iônicos são sólidos, nas temperatura e pressão ambientes, porque a força de atração elétrica mantém os cátions e os ânions firmemente ligados uns aos outros. Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos.
Os compostos iônicos são nomeados com o ânion primeiro, e depois o cátion. Entretanto, o oposto deve ocorrer quando escrevemos suas fórmulas químicas (primeiro o cátion, e depois o ânion). Os compostos iônicos devem ser eletricamente neutros.
As substâncias moleculares não são capazes de conduzir corrente elétrica, pelo motivo de serem eletricamente neutras e por sua vez não possuindo cargas livres.
Dessa forma, podemos dizer que: ·Substâncias iônicas, quando em solução ou quando fundidas (líquidas), liberam íons, portanto conduzem corrente elétrica. ·Substâncias moleculares, quando em solução, se sofrerem ionização, liberam íons e conduzem corrente elétrica. Se não sofrerem ionização não conduzem corrente.
Para que ocorra o processo de condução de eletricidade é necessário que os íons estejam livres. Assim, o NaCl em condições ambientes não é capaz de conduzir corrente elétrica, pois encontra-se em sua forma cristalizada. ... Logo, se formam os íons livres Na+ e Cl- em solução, capazes de conduzir corrente elétrica.
Resposta. Resposta: Solução iônica ou eletrolítica: esse tipo de solução conduz eletricidade, em razão da presença de íons (átomos ou grupos de átomos de elementos químicos com carga elétrica). Esses íons com carga negativa (ânion) e positiva (cátions) fecham o circuito elétrico conduzindo a corrente.
Para que possa conduzir eletricidade é necessário formar pólos ( negativo e positivo), então quando o NaCl está em solução aquosa ele sofre dissociação iônica,que consiste na formação dos íons Na+ e Cl-, ou seja, pólos. Fazendo com que assim possa conduzir eletricidade.
Por que solução aquosa de ácido clorídrico conduz corrente elétrica? Nela existem íons livres. Como o HCl é um composto formado por moléculas, os íons devem ter sido formados mediante a quebra dessas moléculas pela água. Esse fenômeno é chamado ionização.
O açúcar (sacarose – C12H22O11) é um composto molecular que sofre dissociação sem formar íons. As suas moléculas, que antes estavam agrupadas, são apenas separadas. Assim, por não conter carga, essa solução não conduz corrente elétrica.
A lâmpada usa uma solução contendo um copo de água misturada com duas colheres de sopa de sal – ou pode-se usar a água salgada do mar diretamente – a qual é suficiente para fornecer 8 horas de luz, também utiliza uma bateria de célula galvânica com dois eletrodos que são colocados na solução (que é rica em eletrólitos) ...