Contrato irretratável é aquele que não admite retratação. Nesse sentido, se retratar é igualado ao direito de arrependimento. Portanto, se o contrato é irretratável não cabe o arrependimento e precisa ser cumprido.
Apesar do limite fixado de 25% (vinte e cinco por cento) da quantia paga, o consumidor adquirente de imóvel tem direito à rescisão contratual e devolução de 75% do valor pago, observados os descontos de praxe previstos no art. 67-A, da supramencionada Lei
Portanto, é medida de direito a rescisão contratual por inadimplemento do comprador com a devolução de parte dos valores que pagou, de modo que a empresa/incorporação vendedora não poderá reter valor acima de 25% (vinte e cinco por cento) a título de cláusula penal convencional.
7 dias
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 26, cita que ao se negociar bens duráveis deve-se obrigatoriamente dar uma garantia de no mínimo 90 (noventa) dias. Veículos são considerados bens duráveis, e assim sendo entra nesta condição, devendo então ter uma garantia de 90 (noventa) dias sobre a venda.