O Nutricionista é o profissional de saúde capacitado para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, planejando, executando e avaliando ações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e alimentação.
O Sistema CFN/CRN tem como órgão central o Conselho Federal de Nutricionistas. O CFN é a unidade principal do Sistema que composto por dez Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN). Os Conselhos representam os diversos Estados e regiões brasileiras.
Nutrição Clínica é a área da nutrição pela qual são tratadas as diversas enfermidades (doenças) que acometem o ser humano, através da alimentação.
Nutrição Clínica Nutricionistas que atuam na área clínica são os que prestam assistência na dieta de pacientes e promovem a educação nutricional. Também podem fazer auditoria, consultoria e assessoria em nutrição, conduzem estudos sobre dietas, solicitam exames e prescrevem suplementos nutricionais.
O nutricionista hospitalar tem um grande desafio que é incentivar o paciente a se alimentar adequadamente, fazendo com que ele entenda a importância da boa alimentação dentro do hospital e depois da alta, para que o tratamento se estenda para sua casa e reduza as chances de reinternação.
2ª QUESTÃO A Gastronomia Hospitalar torna-se um grande desafio devido seu objetivo de atender às diferentes. necessidades nutricionais dos clientes com restrições de alimentos ou nutrientes de acordo com sua. patologia e preferências alimentares. Assim, para a obtenção de uma preparação com sabor, aroma, textura.
O cuidado nutricional envolve tanto a avaliação do estado nutricional, a identificação de necessidades nutricionais, o planejamento, implementação e avaliação do cuidado, como também os processos da compra, armazenamento, higienização, pré-preparo e preparo, porciona mento, transporte e apresentação final das ...
A ingestão adequada de nutrientes contribui para a manutenção do estado nutricional e fortalecimento do sistema imunológico. Foto: Divulgação Por meio da boa alimentação, o paciente apresenta melhoria na qualidade de sono, no trânsito intestinal, no humor, na capacidade de concentração e até mesmo a perda de peso.
É através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor maneira, inclusive prevenindo contra doenças como anemia, obesidade, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC) e várias outras.