crossorigin="anonymous">
Os mais comuns são a água de coco, o coco cozido, e o coco cru.
O que causa as feridas é um desequilíbrio na ação do ácido gástrico, que normalmente auxilia na digestão dos alimentos e combate bactérias. Os fatores mais comuns que levam a isso são infecção pela Helicobacter Pylori, que responde por cerca de 85% dos casos, e uso de anti-inflamatórios não-esteroidais.
Alimentos proibidos
Alimentos que devem ser Evitados: Frituras; Café, chá mate e preto, refrigerantes, bebidas alcoólicas ou gasosas; Frutas ácidas como: laranja, maracujá, abacaxi e limão.
A dica da nutricionista Andréia Ceschin de Avelar, é comer bolachas de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições, para evitar que o estômago fique vazio (já que, quando vazio, o suco gástrico corroerá suas paredes, agravando a ferida).
“O arroz e o macarrão integral retém os nutrientes que são perdidos no arroz branco e no macarrão comum, como vitaminas, minerais e antioxidantes e, por isso, contribuem para uma alimentação mais saudável“. Quem tem refluxo também pode comer a batata inglesa e a batata doce.
Os inimigos a favor da gastrite: Alho, doces, limão, queijo, fritura, abacaxi, laranja, pimenta, adoçante, ketchup, mostarda, chocolate, embutidos, churrasco, temperos fortes, molho de tomate, café, álcool, refrigerante, guaraná em cápsulas ou em pó, energéticos em lata e bebidas muito quentes.
No caso carne assada com pouca gordura. Não existe dieta específica para cada tipo de gastrite. Se você ingere carne e não tem sintomas, pode ingerir sem problema algum.
As carnes devem ser sempre magras, sem gordura, assadas, grelhadas ou cozidas; Para temperar, utilizar especialmente ervas finas, evitando molhos prontos, pimenta, alho, cebola ou mostarda; Gelatina de agar agar, cremes com mingau de maisena e frutas frescas sem casca ou cozidas.
Com gastrite enantematosa leve pode comer carne vermelha (fígado de boi ) ou carne vermelha cozida.