PROPAGAÇÃO É vegetativa por meio de pedaços do caule (estacas dos ramos) acomodados em bandejas contendo substrato orgânico, que pode ser comprado em casas de produtos agropecuários. Uma alternativa é colocar os ramos recém-cortados em um copo com água para o surgimento de novas raízes.
Primeiramente, faça um corte retangular na parte frontal da garrafa para colocar a terra e plantar a muda, assim como mostra na imagem. Mas, antes de colocar a terra, faça dois furos nas extremidades da garrafa para passar a corda ou o outro objeto da sua escolha.
Na horta em garrafa PET você pode plantar alface, rúcula, cebolinha, manjericão, coentro, alecrim, hortelã, espinafre, rabanete, pepino, morango, tomate-cereja, alho, diferentes tipos de pimentas, dentre outras espécies.
Modo de preparo Corte as garrafas pela metade a 12 cm da base para cima. Faça um pavio para cada vaso. Junte de 4 a 6 pedaços de barbante e faça nós a alguns centímetros de suas extremidades. Em seguida, faça furos em cada uma das tampas das garrafas que servirão como vaso autoirrigável.
Como fazer um vaso Autoirrigável por sistema de Pavio
Muito fácil de fazer, o sistema criado por cientista de Campinas permite manter as plantas irrigadas por até três semanas. - Com uma tesoura, corte uma garrafa ao meio. Esta será a parte externa do vaso. - Corte a outra garrafa numa altura um pouco menor.
Através de uma raiz artificial, que fica em contato com a água do reservatório e com a terra do vaso, a água é transportada diretamente até a raiz das plantas, de modo que ela absorva somente a quantidade de água e nutrientes necessários para sua manutenção.
O vaso auto irrigável, funciona através de um processo conhecido por Capilaridade. ... Através da Capilaridade a planta consegue transportar a água e seus nutrientes desde a raiz até na sua copa passando por todas as partes (caule, folha, ramificações, etc.) e retornando a raiz com a água e nutrientes coletados pela folha.
Com o Kit Temperos você recebe em casa tudo que precisa para montar e plantar sua hortinha vertical. Basta montar a treliça com os suportes, os vasos como no vídeo acima e pronto. É só semear as sementinhas que acompanham o kit, esperar e cuidar! Em pouco tempo você colherá temperos frescos em sua casa.
Sim! O importante é usar um substrato específico para orquídeas epífitas, como cascas vegetais, que permitam que a água vá embora e não fique retida nas raízes.
PLANTIO - no fundo de um vaso coloque uma camada de pedra e cacos de telha ou de vaso, para permitir uma rápida drenagem. Complete o recipiente com substrato e comprima-o suavemente, de modo a firmar a planta. Mantenha os vasos separados por dez centímetros para garantir um bom arejamento.
O cultivo pode ser feito em locais que estejam protegidos do vento, que tenham sol pleno ou mesmo a meia-sombra. Podem ser cultivadas em vasos, canteiros ou mesmo rente a muros. Quem quiser pode cultivar em conjuntos com terra e bastante matéria orgânica. A umidade deve ser constante, mas sem exagerar.
Deixe o vaso em local iluminado, sem incidência direta do sol nas primeiras semanas, molhando o suficiente para que a terra fique úmida, nunca encharcada. Quando a folhagem começar a crescer, vá colocando o vaso gradativamente no sol mais fraco (das 7h às 9h e das 16h às 17h), sempre retirando-o nas horas de sol forte.
Primeiramente, deve passar as cordas pelo furo central, de modo que as sobras das cordas fiquem do lado de dentro do vaso autoirrigável. Em seguida, coloque (caso queira) alguns pedriscos no fundo do vaso. Funcionam perfeitamente para drenagem.
Como fazer vaso autoirrigável: Passo a Passo
Para deixar suas plantas mais bonitas e saudáveis, aposte no sistema de três camadas. Assim, ao preparar um vaso para receber seus temperos, comece fazendo a camada de drenagem. Essa deve corresponder a uma faixa de argila expandida ou de brita e ser finalizada com a manta de drenagem.
Basta tirar as folhas e plantar as raízes num vaso com alguns centímetros de talo para fora da terra. Super prático! Funciona da mesma forma que o manjericão, alecrim e hortelã. Corte alguns talos, deixe na água até criar as raízes (demora em média de 2 semanas) e transfira para um local com solo fértil.
Como enraizar as plantas na água
Como plantar a Bardana Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, solo fértil, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Adapta-se a uma ampla variedade climática, mas prefere o clima mais ameno.
Sim, é possível aprender como plantar coentro com raiz....Você pode fazer da seguinte maneira:
Basta tirar as folhas e plantar as raízes num vaso com alguns centímetros de talo para fora da terra. Simples assim. Aqui em casa eu e minha mãe fizemos desse jeito e deu muito certo. Demora em média de 3 a 4 semanas para poder ser colhida.
A germinação ocorrerá entre uma e duas semanas após o plantio. Embora seja uma planta delicada para o manejo, o coentro orgânico é bem resistente às variações climáticas.